Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Fábrica de Tintas em Nilópolis celebra convênio com a Cooperativa de Mulheres da Baixada

A Secretaria de Meio Ambiente participou da assinatura de um termo de cooperação técnica entre a AFE Tintas e a Cooperativa de Mulheres da Baixada (Coomub), nesta segunda-feira (20). Chamada de “logística reversa”, está previsto no acordo que qualquer tipo de material reciclável produzido pela empresa será doado para a Coomub. Desta forma, a cooperativa terá uma quantidade maior de resíduos, gerando mais renda.

“O termo de cooperação técnica tem uma importância no cumprimento da legalidade, não só do município, mas como da empresa, em direcionar parte do seu lixo reciclável para as cooperativas locais para que esse lixo possa, de fato, ser devolvido para o ambiente de uma forma reciclada”, salientou o secretário de Meio Ambiente, Dean Carlo Senra.

O secretário ainda afirmou que, além de empregos e oportunidades, esta iniciativa inédita também irá gerar consciência ambiental.

Alexandre Brito, diretor da AFE Tintas, celebrou o acordo:

“Eu sempre tive na minha cabeça que aquele material reciclável que eu mandava destinar, aquilo poderia fazer o bem para uma pessoa, só que não existia um mecanismo para integrar isso”, disse o empresário que também é vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Tintas do Rio de Janeiro.

O biológo do Parque do Gericinó, Rafael Dellamare, onde o encontro aconteceu, pontuou que as cooperativas não serão as únicas que terão vantagem com a operação:

“As grandes empresas, que são as grandes geradoras de resíduos, acabam sendo beneficiadas também porque elas teriam um custo para transportar esse material até uma destinação correta”, explicou.

O prefeito Abraão David Neto participou da reunião e destacou alguns dos pilares desta ação.

“O projeto busca o viés econômico do município. com o ICMS Verde, o viés do meio ambiente e agora o viés social”, afirmou.

50 anos de tradição

Com mais de 50 anos, a Afe Tintas Ltda. é uma das mais tradicionais fabricantes de tintas e revestimentos para o mercado decorativo e o de manutenção industrial/naval, priorizando sempre o desenvolvimento de novas tecnologias para atender os segmentos onde atua. Sua fábrica está localizada na Estrada Senador Salgado Filho, 1349, no bairro Cabral.

“Um projeto como esse tem que ser um faixo de luz para movimentar as outras prefeituras e criar essa cadeia de desenvolvimento”, completou Normam Oliveira, responsável técnico químico e ambiental da Tintas Apollo, parceira da AFE Tintas.

Também estiveram presentes a presidente da Coomub, Giselli Antônia; representante da Coomub, Cibélia Antônia; a vice-prefeita, Flávia Duarte; secretário de Obras, Flávio Vergueiro; subsecretária de Meio Ambiente, Raquel Rossi e o chefe de gabinete, Caio de Araujo.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: