Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Semana Nacional de Trânsito é marcada por ações educativas em Nilópolis

A Semana Nacional do Trânsito, que se encerrou no último sábado (25), foi marcada por ações educativas e de conscientização em Nilópolis. O trabalho foi desempenhado pela Secretaria de Transporte.

As ações se iniciaram na segunda-feira (20), com o trabalho de educação no trânsito com as crianças. O Centro Educacional Matheus Alves, localizado no Bairro Nossa Senhora de Fátima, recebeu os agentes que falaram sobre a responsabilidade de todos para um trânsito seguro, tudo de uma maneira didática para que as crianças repassem adiante aquilo que foi dito. Outra palestra similar foi apresentada na quarta-feira (22), na Escola Municipal Vereador Orlando Hungria, no bairro Olinda.

Na terça-feira (21), o secretário de Transporte, Ricardo Galego, acompanhado do coordenador de Educação para o Trânsito, Nilton Marques, e do coordenador do Grupamento Especializado em Trânsito, Alessandro Teixeira, estiveram no município de Petrópolis conhecendo o trabalho realizado pela Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública daquela cidade. Lá visitaram o Centro Integrado de Monitoramento de Petrópolis (CIMOP) onde conheceram a sala de operações, onde ficam as telas que mostram as imagens captadas pelas 59 câmeras, sendo 56 fixas, duas portáteis e uma móvel, instalada recentemente em uma das viaturas da municipalidade. No local agentes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes – CPTrans monitoram as principais vias do município.

CENTRO DE MONITORAMENTO PETRÓPOLIS
A comitiva em visita ao Centro Integrado de Monitoramento de Petrópolis (CIMOP). Foto: André Moreira

 

A comitiva nilopolitana conheceu ainda as instalações do depósito público da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes – CPTrans. No local ficam armazenados os veículos apreendidos em situação irregular nas ruas de Petrópolis.

Na quarta-feira (22), os agentes do Grupamento Especializado em Trânsito (GET) realizaram na Avenida Getúlio de Moura uma blitz educativa. Na ocasião, foram feitas vistorias de veículos, checagem da documentação e verificação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos condutores, além da distribuição de material informativo e conscientização sobre a importância do respeito às leis de trânsito. Ao todo 205 motoristas foram abordados.

Os motoristas que apresentavam algum tipo de irregularidade, seja no automóvel ou na CNH, foram orientados pelos agentes a se regularizarem junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Detran). Neste momento, não houve aplicação de multas.

Segundo o coordenador de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte, Nilton Marques, a ação educativa desses dias não teve o objetivo de punir, mas sim alertar os condutores.

“Realizamos blitz de cunho educativo e vamos continuar fazendo isso nos próximos 15 ou 20 dias. Depois disso vamos iniciar a aplicação de multas aos condutores irregulares”.

BLITZ IDOSOS
Ação educativa com os idosos. Foto: Divulgação

 

Já na quinta-feira (23) foi realizada uma ação de conscientização sobre o correto uso da faixa de pedestres e o respeito aos idosos e deficientes na esquina da Avenida Mirandela com a Rua Getúlio Vargas, em um dos pontos de maior movimentação de pedestres do município. Esta ação contou com a participação da Superintendência dos Direitos do Idoso, além de uma Live sobre o Dia Nacional do Agente de Trânsito e sua contribuição junto à sociedade no âmbito da segurança viária.

Finalizando as ações, na sexta-feira (24), o Clube da Terceira Idade do bairro Nova Cidade recebeu os agentes do GET para uma palestra voltada para os idosos e uma nova blitz educativa foi realizada, desta vez na Estrada Dr. Rufino Gonçalves Ferreira, na descida do Viaduto Viaduto Marcel Luís Sette Fortes de Almeida, no bairro Frigorífico.

BLITZ FRIGORÍFICO
Blitz educativa no bairro Frigorífico. Foto: Divulgação

 

Para o secretário Ricardo Galego, as ações da Semana do Trânsito são muito importantes para a conscientização de todos.

“Nós estamos dando sequência aos projetos de conscientização no trânsito. Esse trabalho será desempenhado nas escolas, visto o retorno das atividades e, a partir dessas ações, a gente vai mudando essa realidade de um trânsito tão violento”, destacou o secretário.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: