Notícias de Nilópolis todo dia

Publicidade

Falta de consciência da população contribui com sujeira em Nilópolis

Pedras, sobras de obras, móveis e até mesmo lixo domiciliar são alguns dos materiais que podem ser encontrados pelas ruas de Nilópolis. Na maioria dos casos, estes materiais são depositados em locais inapropriados e bem próximos às residências, causando transtorno aos moradores. Apesar de reclamarem da demora do serviço público de remoção de entulhos, muitos reconhecem que grande parte do problema é proveniente da pouca importância dada pela população a conscientização ambiental e a saúde pública.

Mesmo no centro da cidade, é possível encontrar pelas esquinas uma variedade de objetos que contribuem para a sujeira e, em tempos de chuva, para o entupimento dos bueiros que servem para escoar a água e evitar alagamentos.

Para a estudante Ingrid Silva a educação começa dentro de casa com a família.

“Eu acho que os filhos se espelham pelos pais, então se uma pessoa joga lixo no meio da rua é porque faz a mesma coisa em casa”, completa.

ENTULHO
Foto: Divulgação

 

O mau costume das pessoas reflete diretamente no trabalho dos garis. Falta de consciência com o destino do lixo é sinônimo de mais trabalho para eles.

“A gente acaba tendo que trabalhar em dobro. Se houvesse uma colaboração das pessoas tudo seria bem mais prático e limpo”, diz um gari.

Responsável por fazer a varrição no bairro Santos Dumont, ele afirma que algumas pessoas contribuem para o seu trabalho, mas outras nem tanto.

“Muitos nos ajudam, mas outros não. Tem gente que faz questão de colocar o lixo na rua mesmo depois que o caminhão coletor passou, e ainda reclama achando que a gente tem que estar a disposição deles”, conta.

Para o professor de português Flávio Menezes, jogar lixo no espaço público deveria ser motivo para aplicação de multa.

“Se a prefeitura começasse a cobrar uma taxa das pessoas que fazem esse tipo de barbaridade logo iam aprender a procurar o lugar adequado para jogar o lixo”, ressalta.

Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais