Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Prefeitura de Nilópolis dá abertura à campanha do Outubro Rosa

O primeiro evento ocorreu no Posto Central

‘Vida, força e superação’, ‘Quem ama preserva’, ‘Preservar a saúde’, ‘Outubro rosa: vida plena é o seu direito’… Essas foram as frases coladas no cartaz que compôs o ambiente que deu abertura ao mês do incentivo a detecção precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa.

A abertura da campanha no município contou com palestras sobre o câncer de mama, fatores de risco, o autoexame de mama e tratamentos. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados.

“O câncer é prevalente na nossa população. A cura vem através da mamografia anual. Quanto menor você encontrar o câncer, a chance de cura ultrapassa 95%. A cura é tratar a doença”, esclareceu o Dr. Domingos Garcia, diretor de Mastologia do Posto Central.

A moradora de Nilópolis, Euridice Faustino (57), foi atendida pelo Dr. Domingos e aproveitou para assistir a palestra. “Eu sou paciente do doutor e todo ano eu estou fazendo os exames para me cuidar. Eu tive duas tias com essa doença, graças a Deus superaram, mas são processos dolorosos, não só para quem vive, mas para família também. Por isso é muito importante esse tipo de palestra pra gente ter conhecimento sobre e ajudar a passar para outras pessoas.”

“Quando a gente consegue um diagnóstico precoce nesse tipo de doença, a chance de cura aumenta muito. Então, um simples exame durante o banho, que depende só de você, pode detectar o problema e dali começar o tratamento precoce, e vai significar a cura. A importância desse momento é que essa mensagem não fique só aqui, que vocês possam levar essa mensagem para outras pessoas, tenho certeza que pode significar muitas vidas sendo salvas”, discursou o prefeito Abraãozinho.

Também estiveram presentes a vice-prefeita Flávia Duarte, a subsecretária Roberta Pinto, os representantes da Casa da Mulher Nilopolitana, Nilcea Cardoso e Rafael Abreu, os vereadores Rafael Nobre, Alvinho e Jorge Scalise, e o Dr. Getúlio Sessim.

A campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama é chamada de Outubro Rosa e foi criada nos anos 1990 pela Fundação Susan Komen for the Cure. O objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação / PMN
você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: