Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Serviço gratuito de castração de animais já voltou a funcionar em Nilópolis

Moradores procuraram o serviço de castração de animais disponibilizado pela Prefeitura de Nilópolis nesta quarta-feira (6/10). Quinze gatos machos foram esterilizados durante todo o dia no castramóvel instalado no Centro Municipal de Eventos, do bairro Frigorífico.

O veterinário Rafael Murilo e dois assistentes atenderam os animais, enquanto os recepcionistas cadastravam os dados dos tutores dos felinos.

O prefeito Abraão David Neto visitou o local e cumprimentou os donos de animais e funcionários que trabalhavam no local.

“ É nossa obrigação cuidar desses animais. Tivemos que parar o serviço de castração para atender exigências do Conselho Regional de Medicina Veterinária, mas agora retornamos”, afirmou, acrescentando que já está em planejamento a execução da Clínica Municipal Veterinária.

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, o vereador Leandro Hungria também esteve no local para acompanhar o atendimento, assim como Paulino Barbosa, o Vizinho, cuja mãe tem um abrigo para animais. Vizinho salientou que a castração, no lugar de vacinas anti-cio, pode evitar o desenvolvimento de câncer em animais.

Tigrinho, um gato lourinho de 1 ano e 3 meses, foi o primeiro a ser operado. A explicadora Viviane Silva, moradora de Olinda, levou o bichano de sua mãe, Celia Silva, 65 anos, para ser castrado depois de ser contatada por celular. A consultora de beleza Sebastiana Inês carregou três gatos para castrar. Todos têm em torno de 1 ano e meio.

“Eu tenho três e uma gata apareceu prenha. Ela teve nove filhotes e agora vou colocá-las para adoção, não tenho condições de ficar com todos”, contou.

CASTRAMÓVEL
Gustavo Naame, Vereador Leandro Hungria e o prefeito Abraão David Neto. Foto: André Moreira

 

Miguel, a irmã Clara e a mãe Patrícia Miranda transportaram os gatos Tchalla e Zeus para serem submetidos à cirurgia.

“Acho maravilhoso que a Prefeitura ofereça esse serviço. Esse procedimento e o tratamento dos animais depois não é barato”, elogiou Patrícia, que ouviu do prefeito que ele adotou as gatas Mia e Ellon. Elas agora moram em seu apartamento, junto com o rato Twitter Sebastian, de seu filho Miguel.

Diretor da Vigilância Sanitária, Gustavo Naame afirmou que a ideia é expandir o atendimento, mas tal medida depende da contratação de mais profissionais para esse tipo de serviço.

“Grandes animais precisam de mais cuidados. Eles demandam mais tempo, mais sedativos e mais anestesia e remédios depois ”, explicou ele, que promoverá novos atendimentos nas próximas quartas-feiras para nilopolitanos que já tinham solicitado a castração de seus pets.

Gustavo Naame contou que há cerca de 400 animais cadastrados que estão aguardando cirurgia de esterilização.

“Nossa prioridade agora é zerar a fila de animais. O serviço foi suspenso por mais de seis meses, durante a fase roxa da pandemia. Nossa intenção é atender a essa demanda, para depois abrir inscrições para novas cirurgias”, informou.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais