Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Carreta da Prefeitura de Nilópolis oferece exames gratuitos às mulheres

Uma carreta rosa chama a atenção de quem passa nas imediações do Centro Municipal de Eventos, no bairro Frigorífico. Iniciativa da Prefeitura, usando recursos do Sistema Único de Saúde, a unidade é equipada para oferecer às mulheres nilopolitanas exames como mamografia, densitometria, ultrassonografia e ecocardiograma. A equipe prevê o atendimento de 200 pessoas por dia, até o próximo sábado (16). Todas as pacientes já estão cadastradas pelo Sistema de Regulação e foram contatadas por telefone.

A presença do veículo é para marcar a campanha Outubro Rosa, mundialmente conhecida, que busca a conscientização da população para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo de útero. O prefeito Abraão David Neto salientou a importância do autoexame pelas mulheres e também de, em caso de confirmação de alterações no seio, buscar exames complementares.

PREFEITO E VICE
Foto: Divulgação

 

A secretária de Saúde, Lenise Monteiro, afirmou que o veículo conta com uma equipe que incluí três médicos para realizar os exames de ultrassonografia, densitometria óssea, ecocardiograma com doppler e mamografia.

“A campanha Outubro Rosa é voltada principalmente para as mulheres, mas 1% dos casos de câncer de mama acontecem com homens”, observou, acrescentando que essa média é da Organização Mundial de Saúde.

A auxiliar de serviços gerais Maria Antônia Coimbra, 52 anos, que atualmente está desempregada, comemorou a chegada da carreta:

“O prefeito está de parabéns por trazer esse caminhão para cá. Eu moro aqui em frente ao parque e, quando vi o veículo, torci para que viesse nos atender. Estava agendada há um tempão e pude fazer o exame de mamografia aqui”, afirmou, cheia de alegria.

Cuidadora de idosos, Marli José Rocha, 60 anos, mora no Centro, fez uma ultrassonografia transvaginal e pegou o resultado na hora.

“Esse exame foi solicitado pelo médico, no Posto Central, e eu precisaria esperar até o próximo ano. Por causa da pandemia, não fazia esse exame há mais de dois anos”, contou.

Maria Ana da Silva, 67 anos, é pensionista do Corpo de Bombeiros e costuma fazer sua mamografia no Hospital da corporação. Frequentadora da Casa da Mulher Nilopolitana, onde pratica ginástica, soube lá da chegada do veículo e compareceu ao local e não deixou passar a oportunidade de realizar seu exame.

Darlécia Marques, 52 anos, fez o preventivo no Posto Manoel Reis e a acompanhou até o Parque de Eventos. Para que ela pudesse fazer a mamografia, o filho mais velho teve que ficar com os dois irmãos autistas.

“A vinda desse caminhão é uma mão na roda para nós. Que bom que a prefeitura está fornecendo esse serviço”, agradeceu.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: