Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Publicidade

Vereador e Secretário de Transporte de Nilópolis visitam o Centro de Operações da Prefeitura do Rio

O vereador Álvaro Cunha Ramos (Avante) e o secretário de Transporte, Ricardo Gallego dos Santos Junior, acompanhado do coordenador de Educação para o Trânsito, Nilton Marques e do coordenador do Grupamento Especial de Trânsito, Alessandro Teixeira, visitaram, nesta quinta-feira (04) o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR).

Os representantes da Prefeitura de Nilópolis foram recebidos pelo chefe executivo do COR, Alexandre Cardeman, e pela equipe de controle operacional do COR, onde foi apresentado todo o funcionamento do sistema.

O espaço é responsável pelo monitoramento e otimização do funcionamento diário da Cidade Maravilhosa, prevendo e gerenciando, entre outras coisas, as condições climáticas e meteorológicas da cidade, possíveis deslizamentos, enchentes e até acidentes, além da Cidade do Conhecimento, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Viemos aprender sobre o funcionamento do COR para que possamos sugerir ao prefeito Abraão David Neto a implantação de um projeto semelhante em Nilópolis. A finalidade é a melhoria da segurança pública, o monitoramento do trânsito, além de integração dos serviços prestados à população”, contou o vereador Álvaro Cunha Ramos, que é membro da Comissão de Transporte e Trânsito da Câmara.

CENTRO DE OPERAÇÕES
Foto: Divulgação

 

Para Ricardo Gallego, a visita também teve como objetivo aproximar mais a gestão viária nilopolitana com a capital fluminense:

“Além de conhecer todo o sistema e como ele ajuda a Prefeitura do Rio a se planejar e evitar danos maiores durante eventos oriundos da ação da natureza, buscamos essa visita para nos aproximar e firmar uma troca de experiências entre as secretarias. Nilópolis faz divisa com o município do Rio e para nós é de extrema importância manter esse diálogo”, disse

O prédio do COR funciona como quartel-general de integração das operações urbanas no município do Rio, monitorando de forma integrada cerca de 30 órgãos, entre secretarias municipais e concessionárias de serviços públicos, numa operação que visa minimizar seus impactos na rotina do cidadão ou durante a realização de grandes eventos.

“O controle de toda a cidade passa por aqui. Desde a Zona Oeste até a Zona Sul passando pelo Centro e Zona Norte, tudo é visto aqui. Para nós seria fantástico se conseguíssemos fazer um parecido em Nilópolis. Facilitaria bastante a ação dos nossos agentes de trânsito, além das ações das demais secretarias municipais”, concluiu Nilton Marques.

A visita ao COR faz parte do Programa de Capacitação e Integração Externa, iniciado neste ano de 2021 pelo coordenador de Educação para o Trânsito, Nilton Marques. Mais recentemente foi feita uma visita ao município de Petrópolis, onde conheceram toda a estrutura de monitoramento da Cidade Imperial.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: