Contato: redacao@nilopolisonline.com.br
Feira da Avenida Mirandela é transformada em Patrimônio Cultural de Nilópolis

A feira livre montada aos domingos na Avenida Mirandela, no Centro, é patrimônio cultural de Nilópolis. O Projeto de Lei 25/2021, de iniciativa do vereador Leandro Hungria (Solidariedade), foi sancionado e transformado na lei 6.646/2021, já publicada no Diário Oficial do Município.
“É um momento muito feliz e um presente para os nilopolitanos que reconhecem a importância da nossa feira pela sua pujança e pluralidade. Ela é, sobretudo, um fenômeno sociocultural e ganhou notoriedade por sua diversidade e particularidades, tornando-se um ambiente convidativo que atrai pessoas de várias partes do Rio de Janeiro”, disse o vereador Leandro Hungria.
A feira montada exclusivamente aos domingos, conta com cerca de 600 barracas e ocupa cerca de um quilômetro da Avenida Mirandela, entre a rua Getúlio Vargas e a Praça Benedito Vaz Vieira, atraindo em média cinco mil visitantes. Além de aquecer a economia da cidade e gerar milhares de empregos diretos e indiretos, a feira se transformou num ambiente de fortalecimento das relações interpessoais, onde importantes negócios são realizados, contribuindo para o desenvolvimento do município de Nilópolis.

Leandro Hungria salientou que apesar das mudanças culturais e comportamentais do mundo capitalista, esse comércio continua sendo um espaço onde a tradição e as histórias curiosas dos seus habitantes se expressam em importantes narrativas que revelam a grandiosidade do seu povo e do lugar.
“Quem nunca parou em uma das barracas que vendem pasteis e passou algumas horas conversando com amigos ou encontrou aquele conhecido que há anos não via? Essa é a realidade da nossa Feira da Mirandela, uma das maiores e mais tradicionais da Baixada Fluminense e que agora lhe é dado o devido reconhecimento. Parabéns aos nilopolitanos que agora têm garantido o direito do funcionamento da feira”, concluiu o vereador Leandro Hungria.