Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Lei institui a campanha de conscientização contra a doença da Cinomose em Nilópolis

Com o objetivo de implantar uma forte campanha de conscientização pela vacinação de cães contra a doença de cinomose, o prefeito Abraão David Neto sancionou na última sexta-feira (12), a Lei 6652/2021, oriunda do Projeto de Lei nº 47/2021, de autoria do vereador Leandro Hungria (Solidariedade).

A cinomose é causada por um vírus e acomete os cães. Provoca danos neurológicos e pode levar à morte ou deixar sequelas. Os sintomas são: perda de apetite, febre, vômito, diarreia, falta de coordenação e apatia. Apesar disso, por não ser considerada uma zoonose, uma vez que não é transmitida ao ser humano, a vacinação contra a doença não é obrigatória e está excluída das políticas públicas na área da saúde animal.

O veterinário Juarez Cavachinni explicou que a doença, de alta contaminação, leva à morte 95% dos filhotes e 80% dos animais adultos. Nos 20% restantes, dentre os adultos, sobram sequelas para o resto da vida. Para o veterinário, por não se tratar de uma zoonose, a obrigatoriedade da vacinação se torna inviável, sobretudo porque o medicamento é caro e deve ser aplicado anualmente.

“Por não ser uma zoonose, é complicado para os municípios instituírem a obrigatoriedade da vacinação, o que torna necessário, do meu ponto de vista, a implantação de campanhas educativas para conscientizar proprietários de cães e veterinários que os atendem a acompanharem rigidamente suas carteiras de vacinação, aplicando as doses anuais necessárias à prevenção da doença”, explicou.

LEANDRO HUNGRIA
Vereador Leandro Hungria (Solidariedade). Foto: Divulgação

 

Autor do projeto que deu origem a Lei, o vereador Leandro Hungria disse considerar que sua iniciativa é “de grande relevância social e emocional”, uma vez que, hoje, os cachorros são quase considerados parte integrante da maioria das famílias em todo o país.

“Precisamos conscientizar a todos da importância de vaciná-los corretamente, a fim de evitar uma doença fatal ou que deixa danos irreversíveis, como é a cinomose”, lembra o vereador.

De acordo com o texto da Lei, a campanha deve ser realizada anualmente no mês de outubro, para estimular a vacinação de cães no Município de Nilópolis, onde deverão ser desenvolvidas ações através de parcerias com ONGS, Associações, Grupos de Proteção Animal e com os meios de comunicação para que informações cheguem até a população e assim possa atingir os objetivos do da Lei, que já está em vigor.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: