Contato: redacao@nilopolisonline.com.br
Foi sancionada no último dia 12, pelo prefeito de Nilópolis, Abraão David Neto (PL), a Lei 6654/2021 que autoriza o município a incentivar a reciclagem em Nilópolis. O texto, de autoria do vereador Leandro Hungria (Solidariedade), foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal em dois turnos.
De acordo com o texto, todos os anos, durante a primeira semana do mês de maio será comemorada a ‘Semana Municipal de Conscientização Para a Reciclagem’, que contará com ações públicas voltadas ao tema, especialmente nas escolas municipais, onde tanto responsáveis quanto alunos e a comunidade em geral, participarão de conferências, seminários e palestras, além da distribuição de cartilhas, folders e cartazes com esclarecimentos sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente e ainda quanto a noções sobre como proceder a reciclagem.

Concluindo, o texto diz ainda que o Poder Executivo criará incentivos para empresas e organizações que contribuírem com a reciclagem de material e consequentemente redução de volume de lixo urbano.
“O lixo é um dos mais graves problemas ambientais que afetam o planeta terra, ameaçando todos os ecossistemas existentes. O alto crescimento demográfico juntamente com o consumo exacerbado da população acarretou uma demanda imensurável na produção de lixo. Em Nilópolis, além de provocar danos ao meio ambiente, diariamente a Prefeitura gasta dinheiro público na limpeza das ruas, valores que poderiam estar sendo usado em melhorias nas escolas, postos de saúde e na infraestrutura urbana. Fico feliz que minha proposta tenha sido aceita pelos meus pares e sancionada pelo prefeito Abraão David Neto, pois somente conscientizando a população e oferecendo incentivos às empresas e organizações que contribuírem com a reciclagem, poderemos mudar essa realidade dão danosa ao nosso município”, disse o vereador Leandro Hungria.