Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Lei que institui o Dia Municipal do Movimento Correndo pelo Autismo é sancionada em Nilópolis

O prefeito Abraão David Neto sancionou o Projeto de Lei 09/2021 que institui o Dia Municipal do Movimento Correndo pelo Autismo, a ser celebrado no primeiro domingo do mês de abril, quando também é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU), como sendo Abril, o mês Mundial de Conscientização do Autismo. Conforme a Lei 6655/2021, a data passará a integrar o calendário de eventos do município.

Para o vereador Leandro Hungria (Solidariedade), autor do projeto, o objetivo é que o Poder Executivo defina o local destinado para a realização do Movimento Correndo pelo Autismo, como também garantir a estrutura física e pessoal de apoio necessário, podendo firmar parcerias com outros órgãos públicos e com a iniciativa privada.

O Movimento Correndo pelo Autismo nasceu a partir da linda história de Narbal Fernandes, pai da bailarina Alicia, com o objetivo de conscientizar e informar as pessoas com relação à síndrome e como Narbal já praticava corrida de rua resolveu virar ultramaratonista e correr com a bandeira chamando atenção e tentar diminuir o preconceito.

LEANDRO HUNGRIA
Vereador Leandro Hungria. Foto: Divulgação

 

Desde então, o Correndo pelo Autismo vem acontecendo em inúmeras cidades, como a do Rio de Janeiro, onde o evento tem ajudado na conscientização da sociedade.

“Este nome tem dois significados: o primeiro com relação ao esporte praticado e o segundo significa que todos os pais precisam CORRER PELO AUTISMO quando recebem o diagnóstico. Para eles esta luta inclusiva e solidária apenas começou. Por todos estes motivos reconhecemos em nosso calendário municipal este movimento de conscientização tão importante para nossa cidade”, justificou o vereador Leandro Hungria.

Narbal corre para conscientizar sobre a Causa

Quem vê o comerciante Narbal Fernandes desbravando distâncias pela conscientização do autismo, não imagina o quanto sua vida mudou e foi transformada ao conhecer o diagnóstico da condição em sua filha. A corrida já era presente na rotina, um hobby que começou aos 29 anos e chegou até o sonho de correr uma maratona.

Tudo mudou em novembro de 2016, quando descobriu a condição da pequena Alícia e logo depois perdeu seu emprego. O desespero que deveria bater à porta não veio e tudo isso por causa do esporte, Narbal decidiu que juntaria a mudança ao amor pelo esporte e começou a correr pela conscientização do autismo.

Em abril de 2017 correu 80km com a bandeira do autismo. O corredor saiu de Muriqui, região da Costa Verde no Rio às 4h da manhã e foi até Mesquita onde reside, passando pela Rodovia Rio Santos e Avenida Brasil. Foram 9h de alegria, informação, desafio e disposição. Com o apoio de sua família e conclusão do desafio, ele decidiu que esta seria sua missão.

Narbal quer correr não somente por sua filha, mas sim para informar e tentar diminuir o preconceito com as diferenças, correndo pelo bem.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: