Contato: redacao@nilopolisonline.com.br
Mais uma edição do Prêmio Consciência Negra é realizado em Nilópolis

No último dia 18, foi realizado na Câmara Municipal de Nilópolis, mais um Prêmio Consciência Negra. Com objetivo de cumprir o que está estabelecido na Lei 10.639, no que tange ao resgaste da história e preservação da cultura afro brasileira e africana, o prêmio também serviu para comemorar o Dia de Zumbi dos Palmares.
O evento foi idealizado pelo Gestor de Projetos Junior Lima em parceria com o Vereador Luiz Carlos de Souza e a Câmara de Vereadores.
“Negros são a maioria da população brasileira. Embora, pela primeira vez, os negros sejam maioria no ensino superior público brasileiro, eles ainda são minorias mas posições de liderança no mercado de trabalho e entre representantes políticos no Legislativo. Entre aqueles que não tem emprego ou estão subocupados, negros são a maior parte. Também são a maior parte entre vítimas de homicídio e compõe mas de 60% da população carcerária do país. Negros também são sub- representados no cinema , sendo minoria entre os vendedores, as mulheres negras são vítimas mais recorrentes de homicídios, e estatística afirmam que o Brasil é o país que mais mata Lgbtqia+ no mundo” diz Junior Lima.
O vereador Luiz Carlos de Souza aproveitou o momento para fazer a entrega de Moções de Aplausos ao subtenente Luis Carlos Soares, ao comandante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, José Ricardo da Silva.
Também participaram o vereador Leandro Hungria, o advogado Dr. João Bosco Filho e o Procurador da Câmara Municipal, Dr. Bruno Cabral, além de uma apresentação cultural feita pelo grupo CBM Artes, regido pelo Maestro Hugo.
Os homenageados foram:
Márcio Conceição – Faz um trabalho social do Complexo dos Macacos
Dr. Luiz Carlos de Oliveira – Doutor em Ciência Jurídicas e Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
Francisco Assis – Diretor da Ala de Passistas da Beija Flor de Nilópolis e da Arame de Ricardo
Leonardo Oliveira – Doutorando em Direito Processual , Mestre em Direito Econômico e Diretor de Equidade Racial do Vasco da Gama
Cidney de Oliveira – Graduado em História, pós-graduado em História Social do Brasil, Mestre em Letras e Ciências Humanas, professor dos colégios estaduais Professor Mário Campos e João Cardoso.
Bruno Cândido Sakonfa – Mestre em Sociologia e Direito pela UFF, advogado especialista em Direito Antidiscriminatório.
Ingrid Camargo – Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense e cofundadora do Projeto Brassau onde atende imigrante e refugiados.
Esteban Cipriano – Mestre e Doutorando pela PUC – Rio e Diretor Executivo do Instituto Conectar Diversidade e Inclusão.
Rahzel Alec – Homem trans, estudante de Relações Públicas na UERJ e com fundadora do Youca Brasil
Geisa Garibaldi – Empreendedora no Ramo da Construção Civil e fundadora do Concreto Rosa Empresa feito por Mulheres.
Azula – Cantora, Pesquisadora da Musicalidade Negra / Ativista
José Carlos Faria (Machine) – Síndico da Sapucaí
Sandro Avelar – Presidente da G.R.E.S do Império Serrano
Hemerson da Silva – Mestre dos Cachos com mais de 1 milhão de seguidores.