Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Nilópolis será representado no Pavilhão IntegraRio para discutir políticas públicas para a Região Metropolitana

O município de Nilópolis estará representado no Pavilhão IntegraRio. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25), durante o I Fórum Metropolitano, evento promovido pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana, realizado no Palácio da Cidade, em Botafogo.

De acordo com a Prefeitura do Rio, a ideia é que o Pavilhão IntegraRio seja um espaço de discussões permanentes para a promoção e articulação de políticas públicas de interesse dos 22 municípios da Região Metropolitana.

NILTON MARQUES
Nilton Marques representou Nilópolis. Foto: Divulgação

 

O coordenador de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes de Nilópolis, Nilton Marques, representou o município no Fórum:

“A integração entre os municípios é necessária. Apesar de cada um ter a sua autonomia em decidir sobre a mobilidade, todos eles acabam se interligando e uma ação realizada em um município acaba interferindo na atividade do outro. Em Nilópolis por exemplo, somos interligados com o Rio de Janeiro, sendo rota de ligação com Mesquita e São João de Meriti. A criação do Pavilhão IntegraRio vai possibilitar uma discussão mais abrangente sobre a mobilidade”, disse.

Durante o evento, os secretários Aquiles Barreto e Marcelo Calero (Governo e Integridade Pública) do Rio de Janeiro assinaram uma carta de intenções para celebrar  um Termo de Cooperação Técnica entre os 22 municípios que compõem a Região Metropolitana. O documento foi entregue ao assessor executivo da presidência do Instituto Rio Metrópole (IRM), Jamil Sabrá, que representou o Governo do Estado no evento.

A Região Metropolitana do Rio abriga mais de 13 milhões de moradores. A secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, destacou que é imprescindível garantir o direito de circulação da população, não apenas favorecendo o deslocamento interno, como também entre a cidade e municípios vizinhos.

“Para uma mobilidade efetiva e eficiente é necessário um planejamento metropolitano integrado. Temos o desafio de promover essa integração com a gestão da bilhetagem digital e do corredor Transbrasil. O sucesso da entrega desses dois projetos está diretamente ligado à capacidade do Estado e municípios da região metropolitana atuarem de forma colaborativa e integrada”.

A sustentabilidade foi um dos pilares discutidos durante o Fórum. O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Cavalieri, destacou a importância do debate sobre o tema para o desenvolvimento das cidades de forma integrada.

“O Rio voltou a ser protagonista nas discussões mundiais sobre desenvolvimento sustentável. A integração metropolitana é o caminho para a construção de soluções para problemas comuns”.

O II Fórum Metropolitano está previsto para ser realizado em 14 de fevereiro de 2022.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: