Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Publicidade

Dia Mundial de Combate à Aids

Manifestantes distribuíram folhetos e decoraram árvore com mensagens na Praça dos Estudantes

No Dia Mundial de Combate à Aids, 1º de dezembro, a Praça dos Estudantes, no Centro, foi palco da ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e representada pelo setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com o objetivo de conscientizar os munícipes sobre prevenção e combate à aids e outras infecções como sífilis, HPV e hepatites B e C.

A equipe de saúde distribuiu camisinhas e folhetos informativos aos motoristas e pedestres para lembrar a importância do uso de preservativos masculinos e femininos e a prevenção da doença e do tratamento precoce. Uma árvore da praça foi decorada com mensagens como “teste de HIV, faça sim”, camisinhas penduradas e com o laço vermelho, símbolo do ‘Dezembro Vermelho’.

“É o dia que o mundo inteiro está com o olhar voltado para divulgar a importância do diagnóstico precoce do HIV” , reforçou Luciene Letas, diretora do Programa IST-HIV/AIDS do Posto Central.

O médico infectologista Izidoro Flumignan destacou os serviços oferecidos pelo Posto Central para diagnóstico e prevenção das infecções, como teste rápido de detecção, distribuição gratuita de remédios de prevenção e tratamento, orientações quanto ao uso correto das medicações, além de atendimento médico, psicológico, e assistência social.

A descontração do evento ficou por conta da apresentação do grupo de zumba comandado pelo professor Marquinhos – todos de vermelho em referência à cor da causa -, além da passista da Beija-Flor, Duda.

“Estamos aqui para conscientizar e lembrar as pessoas de não terem preconceito, de acolherem quem é portador, mas principalmente de se prevenirem“, salientou a preventista Laura Lee.

O setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) fica no segundo andar do Posto Central. O teste rápido para detecção do HIV é realizado também nos postos do Frigorífico, Paiol, Nova Olinda e na UPA Juscelino Kubitschek.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação / PMN
você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: