Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Publicidade

Azul e Branco devem voltar a dominar as ruas de Nilópolis

A reinauguração da Praça José Bonifácio, no bairro Nova Cidade, ocorrida no último sábado (04), além de devolver à população uma área de lazer totalmente revitalizada, mostrou que a era das cores verde e laranja pode ter acabado em Nilópolis.

Diferente das obras entregues pelo ex-prefeito Farid Abrão, o azul e o branco reinou na pintura das paredes, gradis e até mesmo nos equipamentos de ginástica e brinquedos da “nova” praça em Nova Cidade. E parece que assim será feito em todas as obras que forem feitas no município. Antes do descerramento da placa de inauguração, tanto o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Pereira Nobre (PTB), quanto o prefeito Abraão David Neto (PL), fizeram questão de destacar em seus discursos, que todas as praças seguirão o mesmo padrão adotado ali.

PRAÇA JOSÉ BONIFÁCIO
O azul e branco presente em todos os espaços da Praça José Bonifácio após as obras. Foto: Reprodução da Internet

 

Apesar das cores azul e branca estarem presentes na bandeira oficial do município, por não haver uma lei que regulamente quais cores devem ser usadas nos próprios municipais e até mesmo nos postes, gradis, muros e onde mais a administração municipal for a responsável pela manutenção, os prefeitos podem usar qualquer cor na pintura desses equipamentos.

O início do verde e laranja

Em 2001, ao suceder José Carlos Cunha no comando da administração municipal, Farid Abrão, em seu primeiro mandato como prefeito, adota as cores verde e laranja como sendo a padrão a ser utilizada na pintura de praças, postos de saúde, postes e em tudo mais que se pudesse pintar nessa cor.

PRAÇA JOSÉ BONIFÁCIO - DPO
Praça José Bonifácio antes das obras e o verde e o laranja prevalecendo. Foto: Divulgação

 

Para os saudosistas a atitude do ex-prefeito chegou a ser considerada uma afronta, mas apesar das reclamações, o verde e laranja chegou com força e dominou os quatro cantos de Nilópolis. Após dois mandatos consecutivos, Farid Abraão consegue eleger seu sucessor. Sergio Sampaio Sessim assume a Prefeitura em 2009 e decide que não iria mais usar as cores do antecessor. O azul e branco, apesar de não serem as cores dominantes na nova logomarca da Prefeitura, volta a ter destaque nas ruas de Nilópolis, apesar do verde e laranja ainda dominar boa parte dos equipamentos municipais.

Na gestão de Alessandro Calazans, que sucedeu Sergio Sessim, o azul foi mantido, mas o branco deu lugar ao preto e até 2017 poucos locais ainda tinham vestígios das cores verde e laranja, que voltou com tudo após Calazans perder as eleições de 2016 para Farid Abrão. Desde então o verde e laranja voltou com tudo e são raros os locais onde a combinação não esteja presente.

Poderia ser vermelho e branco

PREFEITO FARID ABRÃO
Ex-prefeito Farid Abrão. Foto: Divulgação

 

Não há uma versão oficial sobre o uso do verde e do laranja, mas duas versões são contadas para explicar a escolha. Como o ex-prefeito Farid Abrão era um apaixonado torcedor do Fluminense Football Clube, onde chegou inclusive a  ser Diretor de Futebol durante os biênios 1982-1983 e 1995-1996, além de ter sido Conselheiro por três anos, as cores verde e laranja, lembrariam as do tricolor carioca, que na verdade são branco, bordô e verde. Já a outra versão, inclusive a mais contada, é a de ser uma homenagem às cores usadas na bandeira do Líbano, já que Farid Abrão tinha ascendência libanesa. Porém, as cores predominantes da bandeira libanesa são o vermelho e o branco, com a cor verde usada no desenho de um Cedro-do-líbano, árvore característica da região, símbolo de força e eternidade. Em ambas as versões o laranja acabou substituindo o vermelho ou o bordô, que não teria sido usada para não ser tão impactante.

Fato é, que o uso do verde e do laranja nunca chegou a ser uma unanimidade perante a população, talvez pelo fato de que as cores do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis serem o azul e o branco. E não há como negar que a agremiação ajudou o município a ser conhecido no Brasil e no Mundo.  O prefeito Abraão David Neto, apesar de ser sobrinho de Farid Abrão e usar boa parte da equipe de trabalho do seu antecessor, preferiu fazer como seu pai, Miguel Abrãao David, que foi prefeito de Nilópolis entre os anos de 1983 e 1988 e voltar a usar as cores oficiais da bandeira do município.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: