Contato: redacao@nilopolisonline.com.br
Túnel de pedestres no centro de Nilópolis sofre com vandalismo

Sujeira, paredes pichadas, iluminação e teto danificados e vandalizados. Esse é o cenário encontrado por quem passa pelo túnel de pedestres que faz a ligação entre as ruas Getúlio de Moura e Carmela Dutra , no centro de Nilópolis. A passagem subterrânea é usada para facilitar o acesso dos pedestres entre os dois lados da cidade, que é dividida pela linha férrea.
Segundo relatos da população, o espaço também virou dormitório para pessoas em situação de rua e tem atraído baderneiros no período da noite, quando não há fiscalização. Segundo o autônomo Wilson Novaes, de 52 anos, apesar dos esforços da Prefeitura em tentar manter o ambiente adequado para o uso, os vândalos acabam prejudicando todo o serviço feito:
“Infelizmente ainda temos esse grande problema em Nilópolis. Os vândalos são uma praga que prejudica a todos, o ideal é colocar portões durante a madrugada para evitar esse tipo de situação e um guarda nos finais de semana”, sugeriu.
A dona de casa Marli Pereira, 43, conta que a escadaria, geralmente, é utilizada como banheiro público.
“Ninguém aguenta o mau cheiro. Tem gente que urina lá dentro. A Prefeitura e os camelôs até fazem a limpeza, mas todos os dias o problema volta a acontecer. Falta zelo para manter esse lugar preservado”, disse a moradora de Nova Cidade.
Para o autônomo Francisco Ferreira, 59, a situação exige uma medida mais dura por parte da Prefeitura.
“Durante o dia ninguém mexe aqui, até mesmo porque tem um fluxo grande de pessoas. Mas à noite, quando não tem movimento, os vândalos aproveitam porque não tem ninguém para fazer a vigia e a segurança. O ideal é fechar essa passagem após as 23 horas”, pede.
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos realiza limpeza constante, inclusive com a lavagem uma vez por semana. No entanto, os vândalos desrespeitam o espaço público e voltam a atacar com atos de depredação e muitas vezes urinando e até defecando no local durante a noite e de madrugada.