Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Publicidade

Câmara inaugura oficialmente homenagem ao ex-deputado Simão Sessim

O corredor das comissões permanentes da Câmara dos Deputados (ala C do anexo 2) passa a se chamar deputado Simão Sessim e deputado Haroldo Lima, em homenagem aos dois ex-parlamentares mortos neste ano vítimas da Covid-19.

A cerimônia de inauguração foi realizada nesta quarta-feira (15) e contou com a presença do médico Marcelo Sessim e do ex-prefeito de Nilópolis, Sergio Sessim, filhos do ex-deputado federal.

MARCELO SESSIM
O médico Marcelo Sessim. Foto: Divulgação

 

“Estar no mesmo lugar por onde meu pai passava diariamente, e agora está eternizado como Ala Simão Sessim, me fez passar um filme na minha mente, sendo um dos momentos mais importantes da minha vida. Garanto a vocês que o legado de Simão Sessim terá continuidade. Tanto eu, quanto meu irmão, Serginho, vamos estar honrando a memória de nosso pai e, o seu amor por Nilópolis, pelo Rio de Janeiro, enfim, pelo Brasil. Contem comigo. Não fugirei da batalha”, disse Marcelo Sessim.

Também muito emocionado, Sergio Sessim fez questão de lembrar que o seu pai, durante seu trabalho parlamentar, fazia questão de estar presente e participar ativamente de todas discussões e projetos de interesse da Nação:

“Meu pai assumiu seu primeiro mandato em 1979. Foram 40 anos defendendo os interesses do povo brasileiro e ajudando no desenvolvimento de Nilópolis e do Rio de Janeiro. Participou da Assembleia Nacional Constituinte e foi autor do projeto que deu origem à Lei 13.466/17, que concede prioridade especial, entre os idosos, às pessoas com mais de 80 anos. Mas antes, como prefeito de Nilópolis, conseguiu realizar muitas obras que fizeram do município um dos mais desenvolvidos do Estado, e mesmo como deputado federal, destinava verbas para que os prefeitos que o sucederam pudessem dar continuidade ao progresso”, destacou Sergio Sessim.

CERIMONIA BRASILIA
A cerimônia contou com a presença de diversos parlamentares e autoridades. Foto: Divulgação

 

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também destacou a capacidade de trabalho do nilopolitano.

“Simão Sessim, que já tinha oito mandatos no currículo quando eu entrei na Câmara em 2011, sempre foi bom companheiro. Expert em matérias de minas e energia. Fica o seu legado e tem seu nome eternizado”, destacou.

O deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE), um dos autores do projeto que propunha a homenagem, afirmou que não há como homenagear todos os deputados, mas destacou que Sessim merece pelo papel que cumpriram na Câmara.

“Simão Sessim foi um dos deputados com o maior número de mandatos, ligado à cultura, e relator de muitos projetos. Era um dos deputados mais queridos. Já Haroldo Lima era um parlamentar experiente, combativo e muito atuante na Constituinte”, disse Calheiros.

O deputado Cacá Leão (PP-BA), que relatou o projeto de resolução que propunha a homenagem, afirmou que os dois parlamentares fizeram história no Parlamento.

 “Esta casa presta uma justa homenagem. Podem ter certeza, será o canto mais especial desta casa. São duas figuras que merecem todas as homenagens e todo o nosso respeito”, destacou.

O deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE), um dos autores do projeto que propunha a homenagem, afirmou que não há como homenagear todos os deputados, mas destacou que Sessim e Lima merecem pelo papel que cumpriram na Câmara.

“Simão Sessim foi um dos deputados com o maior número de mandatos, ligado à cultura, e relator de muitos projetos. Era um dos deputados mais queridos. Já Haroldo Lima era um parlamentar experiente, combativo e muito atuante na Constituinte”, disse Calheiros.

Vítimas da Covid-19

SIMÃO SESSIM
Simão Sessim. Foto: Câmara dos Deputados.

 

Aos 85 anos, o ex-prefeito de Nilópolis e ex-deputado federal, Simão Sessim, morreu na madrugada do último dia 16 de agosto, vítima das complicações provocadas pela Covid-19.

Advogado e professor de carreira, Simão Sessim foi um dos deputados com maior número de mandatos. De 1979 até 2019 ele exerceu o dez mandatos consecutivos de deputado federal pelo Rio de Janeiro. Antes porém, foi prefeito de Nilópolis no período de 1973 até 1977, sucedendo Reinaldo Doyle Maia.

HAROLDO LIMA
Haroldo Lima. Foto: Reprodução da Internet

 

Haroldo Borges Rodrigues Lima foi deputado federal pela Bahia por cinco mandatos, a partir de 1983, sendo o primeiro pelo PMDB e os seguintes pelo PCdoB. Liderou a bancada do partido diversas vezes, inclusive durante a Assembleia Nacional Constituinte. Faleceu, aos 81 anos, em 24 de março deste ano, também em decorrência das complicações provocadas pela Covid-19.

Homenagens também em Magé e Nilópolis

ALA SIMÃO SESSIM
Espaço Simão Sessim na Comissão de Seguridade Social e Família. Foto: Divulgação

 

Além da Câmara Federal, onde o nome do saudoso ex-deputado federal Simão Sessim, já figura desde o último dia 24 de novembro, batizando o espaço designado pela Comissão de Seguridade Social e Família, a qual Simão chegou a presidir, o ex-deputado será eternizado através de homenagens nos municípios de Magé e em Nilópolis.

Prefeitura de Magé inaugurou uma praça no bairro Novo Horizonte no dia 20 de agosto e batizou a área de lazer com o nome do político nilopolitano.

Já em Nilópolis, foi aprovado na Câmara Municipal, no último dia 22 de novembro, um projeto de Lei, que altera a denominação da Estrada Carmela Dutra, passando a se chamar Estrada Deputado Simão Sessim. De autoria do vereador Leandro Hungria (Solidariedade), o texto foi aprovado por unanimidade em dois turnos e agora depende apenas do prefeito Abraão David Neto para se tornar lei.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: