Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Simão Sessim e Farid Abrão são homenageados com nomes de ruas em Nilópolis

Na História, os nomes de Simão Sessim e Farid Abrão David já estão eternizados e desde a última sexta-feira (24), através de duas leis de autoria do vereador Leandro Hungria (Solidariedade), agora os dois políticos passam a denominar duas importantes ruas do Centro de Nilópolis.

Através da Lei 6676/2021, a Estrada General Mena Barreto, que liga o Centro de Nilópolis até os bairros do Cabuís e Novo Horizonte, passa a se chamar Estrada Prefeito Farid Abrão David, em homenagem ao ex-prefeito e deputado estadual, que faleceu em 2020, em decorrência das complicações provocadas pela Covid-19.

Já a Lei 6677/2021, rebatizou a Estrada Carmela Dutra, que liga o bairro Frigorífico ao Centro do município, como Estrada Deputado Simão Sessim, em homenagem ao político que foi prefeito de Nilópolis e deputado federal por dez mandatos consecutivos e também faleceu em decorrência das complicações provocadas pela Covid-19 em 2021.

LEANDRO HUNGRIA
Vereador Leandro Hungria (Solidariedade). Foto: Divulgação

 

“Esta não é uma simples homenagem a apenas para uma, mas para duas pessoas que marcaram sua trajetória pelo amor ao município de Nilópolis. Por anos trabalharam juntos para o progresso da cidade e quis o destino, que agora eles estejam nos braços do Senhor, e novamente unidos em nome de ruas de nosso município, nos mesmos locais onde viveram”, disse o vereador Leandro Hungria.

Vítimas da Covid-19

Além da política, o destino também pôs um fim na carreira dos primos e ícones da política nilopolitana. Farid Abrão David teve sua morte cerebral declarada na noite do dia 11 de dezembro de 2020 após permanecer 12 dias internado no Hospital Copa D’Or. Ele havia contraído a Covid-19 e não resistiu às complicações geradas pela doença.

Farid tinha 76 anos, foi deputado estadual, presidente do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis e abriu mão de disputar um quarto mandato. Foi diagnosticado com o novo Coronavírus alguns dias após às eleições onde elegeu seu sucessor, Abraão David Neto (PL), com 48,97% dos votos válidos.

A história começa com o ex-deputado federal e primo de Farid, Simão Sessim. Ele foi o primeiro da família a chegar na Prefeitura de Nilópolis, entre 1973 e 1977, pela Arena, partido de sustentação da Ditadura Civil Militar. Depois dele, de 1983 a 1988, foi a vez de Miguel Abraão, irmão de Farid e pai de Abraão David Neto.

Jorge David, irmão de Simão, assumiu de 1989 a 1992. O ciclo teve interrupção nos anos 90 com as eleições de Manoel Rosa e José Carlos Cunha. Mas, de 2001 a 2008, Farid retorna ao poder executivo, fez seu primo Sérgio Sessim, sucessor entre 2009 à 2012 e elegeu-se de novo em 2016 para o terceiro mandato. Entre os dois, uma nova quebra de sucessão com Alessandro Calazans de 2012 à 2016.

Já Simão Sessim enfrentava um câncer, mas morreu devido a complicações por ter adquirido Covid-19. A morte foi declarada no dia 16 de agosto de 2021.

Advogado e professor de carreira, Simão Sessim foi um dos deputados com maior número de mandatos. De 1979 até 2019 ele exerceu o dez mandatos consecutivos de deputado federal pelo Rio de Janeiro. Antes porém, foi prefeito de Nilópolis no período de 1973 até 1977, sucedendo Reinaldo Doyle Maia.

Homenagens além das ruas

ALA SIMÃO SESSIM
Espaço Simão Sessim na Comissão de Seguridade Social e Família. Foto: Divulgação

 

Além da Câmara Federal, onde o nome do saudoso ex-deputado federal Simão Sessim, já batiza o espaço designado pela Comissão de Seguridade Social e Família, a qual Simão chegou a presidir e o corredor das comissões permanentes da Câmara dos Deputados (ala C do anexo 2), a Prefeitura de Magé  também prestou uma homenagem ao ex-deputado ao inaugurar uma praça no bairro Novo Horizonte no dia 20 de agosto e batizou a área de lazer com o nome do político nilopolitano.

“Faltando poucos dias para finalizarmos o ano de 2021, mais uma justa homenagem ao meu pai. Agradeço ao prefeito Abraão David Neto e ao vereador Leandro Hungria pela imortalização do nome Simão Sessim, em uma das principais ruas de Nilópolis, onde por anos ele fez questão de morar”, declarou o médico Dr. Marcelo Sessim, filho do saudoso parlamentar.

Já o ex-prefeito Farid Abrão também recebeu outra homenagem em Nilópolis. Também de autoria do vereador Leandro Hungria (Solidariedade), a Lei 6656/2021 denominou como Paço Municipal Prefeito Farid Abrão toda a edificação localizada na Rua Pedro Álvares Cabral 305, onde está instalada a Prefeitura, além das áreas verdes externas e o estacionamento na Rua Manuel Luis Pereira, no Centro.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais