Mãe do primeiro bebê a nascer em Mesquita em 2022 é moradora de Nilópolis

Sem poder contar com uma maternidade pública em Nilópolis, a dona de casa Jackeline Cristina Ventura foi obrigada a procurar o Hospital Estadual da Mãe, localizado no bairro Rocha Sobrinho, em Mesquita. Ela é a mãe do primeiro bebê a nascer naquele município. Pesando 3,29 quilos e medindo 52 centímetros, o menino Samuel veio ao mundo aos 11 minutos de 2022.
Samuel também é o primeiro bebê a nascer na rede estadual de maternidades do Rio de Janeiro em 2022. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES), Jackeline Cristina chegou à unidade às 22h33, acompanhada da mãe, Jaciara da Fonseca Ventura de Oliveira. Já com 41 semanas de gravidez, foi internada e realizou exames de rotina, que indicaram a urgência de uma cesárea.
De acordo com a SES, o nascimento de Samuel ocorreu em um momento em que a segurança dos bebês e das mães são prioridade na gestão do estado, com ações de conscientização e investimentos no parto seguro. A mãe e o filho passam bem.
Nilópolis sem maternidade pública desde 2013

Até 2013 as mães nilopolitanas podiam contar com a maternidade do Hospital Municipal Juscelino Kubitschek para darem a luz aos seus bebês. Naquele ano o então prefeito Alessandro Calazans, alegando condições precárias em que se encontrava o imóvel e sob uma proposta de construir no local um hospital moderno e bem maior, determinou a demolição do antigo prédio de três andares. Apesar da polêmica, a demolição começou no dia 15 de maio de 2014.
Em 2016, o prefeito Calazans resolver vir a público e informa que o Governo Estadual teria atrasado os repasses para a construção, mesmo assim em nenhum momento as obras de construção do novo hospital foram paralisadas, mas seguiram em ritmo lento. Em agosto daquele ano, Calazans “inaugura” apenas o andar térreo do prédio, onde implanta a UPA 24h, que até então funcionava no bairro Cabuís. Desde então as mães nilopolitanas contam apenas com uma maternidade particular para darem a luz aos seus filhos.
Boa Notícia

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Nilópolis, realizada no dia 13 de abril de 2021, o presidente da Casa, vereador Rafael Pereira Nobre (PTB), anunciou que o prefeito Abraão David Neto (PL) formalizaria a proposta de transferir a UPA 24h, que desde 2016 funciona no primeiro pavimento do Hospital Municipal Juscelino Kubitschek, para o imóvel onde originalmente funcionava, localizado na Rua Antônio Pereira de Carvalho, 1337. A medida irá proporcionar a retomada das obras de conclusão do novo Hospital Municipal Juscelino Kubitschek, atendendo a uma exigência do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).
Quase sete anos depois da demolição do antigo prédio do Hospital Municipal Juscelino Kubitschek, o sonho da população em ver um novo hospital atendendo pode finalmente estar virando realidade.