Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Publicidade

Contribuintes já podem imprimir a guia do IPTU 2022 de Nilópolis

Os contribuintes que desejarem pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU já podem baixar a guia deste ano, imprimir e fazer o pagamento. Para isso, basta acessar www.nilopolis.rj.gov.br/iptudigital e informar os dados do imóvel.

A cota, que é a principal receita para a realização de melhorias e investimentos na cidade, pode ser paga através dos bancos conveniados e casas lotéricas. De acordo com a Prefeitura de Nilópolis, a medida foi tomada para facilitar os contribuintes que desejam aproveitar o desconto de 10% de desconto para o pagamento da cota única até dia 31 de janeiro.

OBRA
Recursos do IPTU são aplicados na prestação de serviços. Foto: Divulgação

 

Ainda de acordo com a prefeitura, a distribuição dos carnês físicos nas residências pelos Correios deve ser iniciada no próximo dia 10. Quem não quiser quitar o IPTU de uma só vez, pode optar pelo parcelamento em até 10 vezes, porém sem desconto.

O que é o IPTU

O imposto consta na Constituição Federal e serve tanto para pessoas jurídicas, como pessoas físicas. Toda a regência do IPTU está abrangida pelo Código Tributário Nacional (CTN), representado pela Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966.

O objetivo principal é basicamente fiscal, ou seja, obter recursos financeiros para o Governo, mas também pode ser um meio para controlar os preços das propriedades. Caso a propriedade não tenham nenhum tipo de construção predial, então os donos do terreno deverão pagar apenas o chamado Imposto Territorial Urbano.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: