Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Depois de muita cobrança, começam as obras de contenção de encostas em Nilópolis

Após anos convivendo com o medo de verem as suas casas desmoronarem a cada chuva e de cobrarem providências das autoridades, os moradores do bairro Cabuís já começam a enxergar um futuro mais tranquilo. As obras de contenção, anunciadas pelo Governo do Estado no mês passado já são uma realidade em vários pontos do bairro.

Emocionada, a moradora Sandra Gomes de Medeiros, de 59 anos, contou que já teve que abrir um buraco em seu quarto para o marido sair para trabalhar após o desabamento do barro.

“Vivia chamando a Defesa Civil. Essa obra está sendo séria e estão fazendo o necessário para as pessoas que estão correndo risco. Estou indo dormir bem mais tranquila”, disse a dona de casa, que mora no bairro há quase 30 anos.

O prefeito Abraão David Neto esteve nesta quinta-feira (03) na Rua Sargento Manoel Rodrigues, acompanhando de perto uma das intervenções:

“Fizemos uma reunião neste local e um dos pedidos dos moradores era justamente essa encosta. Prometemos empenho para buscar recursos para a obra ser executada. O Governo do Estado aprovou o projeto e hoje estamos aqui contemplando o início dessa grande obra que vai trazer segurança e dignidade aos moradores”, disse.

Sob responsabilidade da empresa SEEL – Serviços Especiais de Engenharia Ltda, que tem sede no Centro do Rio, a obra já está em estágio avançado:

“Faremos o grampeamento do solo, depois vamos para a parte do concreto projetado e, por último, a drenagem. Vamos drenar toda a água que desagua aqui na parte de baixo do terreno”, explicou o engenheiro coordenador da obra, Cristiano Ramos.

Pacote de intervenções em todo o município

As obras de contenção de encostas no bairro Cabuís fazem parte de um pacote de intervenções que serão realizadas pelo Governo do Estado em todo o município. Ao todo serão investidos R$ 78 milhões. O maior investimento será feito justamente na contenção de encostas, um problema antigo que preocupa os moradores sempre na época de chuvas. Serão dez áreas atendidas.

Além das encostas, estão previstas ainda obras de reforma em praças e uma revitalização completa do calçadão da Avenida Mirandela e das calçadas e muros que cercam a linha férrea. O governador Cláudio Castro comunicou também a implantação do Programa Segurança Presente na cidade. Ele permite que ex-integrantes das forças armadas e policiais militares prestem serviços às prefeituras.

Confira a lista das obras que serão realizadas

Parque Sara Areal. Foto: Divulgação

 

Contenção de encostas

Ruas Prefeito Farid Abrão, Pracinha Wallace Paes Leme, Otaciano, Maria Gama, José Couto Guimarães, Carlos Alves de Oliveira, Júlio Berkowitz, Dulce, General Olímpio da Fonseca, Diez de Lima, John Kennedy, Maestro Djalma do Carmo, Monsenhor João Felipe, Sargento Manoel Rodrigues e Natividade.

Reformas

Parque Municipal Professora Sara Areal, Praça Prefeito Miguel Abrão, calçadões da Avenida Mirandela e da Rua Senador Salgado Filho, Muros ao longo da linha férrea e do Cemitério Municipal, passarelas sobre a linha férrea e passagens subterrâneas que ligam a Avenida Getúlio de Moura às ruas Deputado Simão Sessim e Roberto Silveira.

MUROS SUPERVIA
Moradores estão preocupados com os muros que cercam a linha férrea. Foto: Via Whatsapp

 

Urbanizações

Ruas Gonçalves Dias, Canadense e Beira-Rio

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais