Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Governo lança Centro de Referência do Artesanato para atender artistas de Nilópolis

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro lançou nesta semana o programa “Centro de Referência do Artesanato da Baixada”. A apresentação do projeto aconteceu na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, na quinta-feira, dia 10, e contou com a participação dos secretários de Cultura dos municípios que compõem a Baixada Fluminense. A inauguração do espaço ocorre neste sábado, dia 12, no Shopping Ela, em Duque de Caxias.

De acordo com a secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, cada região manifesta o artesanato de forma diferente. Por este motivo, a intenção é usar o Centro de Referência em Duque de Caxias como projeto-piloto e, aos poucos, seguir expandindo para outras regiões do estado.

“O artesanato é muito rico no Rio de Janeiro, é diverso, plural. É um mercado que oferece muitas oportunidades, mas exige capacitação. Então, estamos aqui, enquanto Estado, para incentivar projetos como este, que abram portas e garantam a geração de renda para o povo fluminense”, ressalta Danielle Barros.

O Centro de Referência vai atender os 13 municípios da Baixada Fluminense: Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Itaguaí, Japeri, Magé, Guapimirim, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, São João de Meriti, Queimados e Seropédica. As inscrições para participar das oficinas estão abertas até o dia 5 de março e podem ser realizadas pela internet. As aulas começam nesta segunda-feira, dia 14.

O Centro de Referência vai funcionar como a Casa do Artesão na Baixada, oferecendo capacitação em diversas técnicas de artesanato, tudo gratuitamente, e contribuindo para a geração de renda familiar para a população daquela região.

“Percebemos a necessidade de colocar o artesanato no lugar que ele merece. Esse projeto vai trazer melhores condições financeiras e de trabalho, possibilitando que os alunos aprendam o empreendedorismo para estarem envolvidos na sociedade. O artesanato não é só renda. Ele é hobby, é arte, ele cura as pessoas”, destaca Cláudia Viana, subsecretária da Escola da Cultura, setor da Secretaria de Estado de Cultura que contribui para a execução do Centro de Referência.

A princípio, o projeto acontecerá durante 10 meses, realizando aulas técnicas de segunda a sexta-feira, nos horários da manhã e à tarde. Aos sábados, o foco será para atender crianças e adolescentes de 8 a 13 anos, com aulas pela manhã. As oficinas abordam segmentos como pintura em tecido, modelagem de biscuit, tricô, crochê e reciclagem.

O projeto é apresentado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, realização da Sagre, patrocínio da Caçula, parceria da Associação de Artesãos do Rio de Todos e apoio do Shopping Ela.

Centro de Artesanato – Serviço

Período de inscrição: 10/02 a 05/03

Idade: a partir de 8 anos

Exigência: ser morador de um dos municípios da Baixada Fluminense

Site para inscrição: www.artesanatonabaixada.com.br

Endereço: Shopping Ela – Avenida Presidente Kennedy, 1.777, Centro, Duque de Caxias

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais