Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Prefeitura de Nilópolis prestou contas das Finanças e da Saúde

A Câmara Municipal de Nilópolis (CMN) recebeu na última quinta-feira, dia 24, as secretárias de Fazenda, Scheila Mendonça, e de Saúde, Lenise Monteiro, que atendendo o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), prestaram contas referentes ao terceiro quadrimestre de 2021.

Dentre os relatórios apresentados por ambas, os destaques ficam para o incremento na arrecadação do Município em cerca de 41%, em comparação ao mesmo período de 2020, ultrapassando R$ 461 milhões e a notícia de que o Plano Municipal de Saúde para 2022-2025 já está pronto, além de citar a implantação de um projeto piloto de Estratégia de Saúde da Família (ESF) a partir do próximo dia 7 e apresentar dados sobre a vacinação contra a Covid-19.

Sessões

A apresentação dos relatórios foi feita em duas etapas, com sessões distintas das comissões inerentes a cada uma das apresentações.

Na primeira sessão, realizada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira, presidida pelo vereador Mauro Rogério Nascimento de Jesus (PSD), contou com a participação dos demais membros, Leandro Hungria (Solidariedade) e José Diamantino Ribeiro (PL). A secretária Scheila Mendonça, quando convocada, explicou que todos os dados que constavam no relatório distribuído aos vereadores, também estão disponíveis no Portal da Transparência e no site do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Ela falou sobre o equilíbrio entre a arrecadação e despesas. Um ponto ressaltado e detalhado foi o aumento de quase 21% nas receitas tributárias, que envolve o que é arrecadado com IPTU, IRRF, ITBI, ISS e taxas, que ultrapassou R$ 63 milhões.

“Agradeço aos munícipes que estão mantendo suas obrigações em dia. Isso possibilita que o poder público municipal disponibilize serviços”, disse.

Plano Municipal de Saúde já está pronto

Como já era esperado, a sessão promovida pela Comissão de Meio Ambiente, Higiene, Saúde Pública e Bem Estar Social foi a mais concorrida. Presidida pelo vereador Wagner Pereira de Almeida (Avante), com a participação dos vereadores Rafael Santos De Oliveira (Solidariedade) e Mauro Rogério Nascimento de Jesus (PSD) a sessão começou com a apresentação da secretária Lenise Monteiro sobre a vacinação contra a Covid-19, chamando a atenção para a diminuição do número de internações e de óbitos.

A secretária citou ainda que está sendo realizado um chamamento para profissionais, além ter mostrado quadros com os números de atendimentos realizados no período, destacando Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e pré-natal, além dos Programas contra Hanseníase, Tuberculose e Tabagismo.

Entre os outros assuntos abordados durante a audiência, esteve o recadastramento de profissionais da secretaria municipal de Saúde.

“Mesmo realizando convocação e repescagem, cerca de 30% não se recadastraram, isso significa algo em torno de 500 pessoas. Agora estamos chamando um a um, porque precisamos conhecer os profissionais que dispomos e onde estão efetivamente trabalhando, além disso é importante enfatizar que aqueles que não estão cumprindo a carga horária para a qual foram contratados terão o ponto cortado, ficarão sem receber o salário e serão dispensados ou serão arrolados em processo administrativo”, disse.

A falta de médicos especialistas e dentistas também entrou na pauta. Foi abordado que não haveria urologistas atendendo na rede municipal e a secretária Lenine frisou que Cláudio Borges é o especialista dessa área, semanalmente são disponibilizadas 30 vagas, que a marcação é feita no Posto Central todas as segundas-feiras e o atendimento é às sextas-feiras.

Lenise Monteiro ainda anunciou que, pelo Plano Municipal de Saúde, em 2024, todo o município terá a cobertura do Estratégia de Saúde da Família (ESF), com 51 equipes completas e, inclusive, com dentistas; marcação on-line realizada nos postos de saúde; e que por conta do retorno da Unidade de Pronto Atendimento 24h para o Cabuis em breve para a sequência das obras do Hospital Municipal, já está sendo viabilizada uma unidade de urgência para o Centro.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais