Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Prefeito de Nilópolis celebra o Dia da Mulher no Parque Professora Sara Areal

Nada mais justo do que comemorar o Dia Internacional da Mulher em um local que homenageia uma das mulheres mais importantes de Nilópolis. O Parque Municipal Professora Sara Areal, localizado no bairro Nova Cidade, foi o palco de um evento promovido pelas casas da Terceira Idade Professora Yvone Nunes Lima e do Cabral.

Logo nas primeiras horas da manhã da última terça-feira (08), senhoras de vários bairros de Nilópolis participaram de caminhada, ginástica e terminaram as atividades com um café da manhã servido nas instalações do parque. O prefeito Abraão David Neto (PL) fez questão de parabenizar todas as mulheres presentes pela data e ainda aproveitou para anunciar que, em breve, o Parque Municipal Professora Sara Areal será revitalizado para atender melhor a população, além de prometer inaugurar mais duas casas da terceira idade no município.

Abraão também destacou a importância do trabalho realizado pelas diretoras do Clube da Terceira Idade Professora Yvone Nunes Lima, Cláudia Trinta, e da Casa da Terceira Idade do Cabral, Rosangela Oliveira, que promovem uma série de ações para estimular a convivência das pessoas com mais de 65 anos, sejam homens ou mulheres.

Leis homenageiam mulheres

O vereador Leandro Hungria (Solidariedade), autor das leis que rebatizaram o Parque Municipal Professora Sara Areal e a Casa da Terceira Idade Professora Yvone Nunes Lima, também participou da celebração e destacou a importância das homenagens:

“Tenho um grande orgulho de ser o autor dos projetos de Lei que honram a memória de duas mulheres de grande importância para Nilópolis. No caso aqui do parque, incluímos no nome a profissão da Sara Areal, que ela sempre defendeu em vida e tinha imenso orgulho. E o que falar da também professora Yvone Nunes Lima. Para ela que sempre batalhou para oferecer o melhor a quem mais precisava, nada mais justo do que batizar o local que ela participou da sua fundação e foi a primeira diretora e ali trabalhou por tantos anos”, explicou Hungria.

Professora Yvone Nunes Lima

A professora Yvone Nunes Lima faleceu em 06 de janeiro de 2021, vítima da Covid-19, enquanto exercia a função de diretora da Casa da Terceira Idade do bairro Cabral, deixando filho, marido e um legado de assistencialismo e amor ao município de Nilópolis. Dentre os feitos da professora Yvone Nunes Lima, podemos citar a participação ativa por vários anos no Conselho de Entidades e Obras Sociais de Nilópolis – CEOS, a passagem como coordenadora da Fundação Leão XIII e o seu trabalho à frente das casas da Terceira Idade do município, especialmente a do bairro de Nova Cidade, onde participou da sua fundação e foi a primeira diretora.

Professora Sara Areal

A professora Sara Areal foi uma das educadoras que mais benefícios trouxe para Nilópolis. A frente da Inspetoria de Ensino de Nova Iguaçu, ela melhorou o ensino primário municipal e ampliou a rede de prédios escolares em toda a cidade de Nova Iguaçu e seus antigos distritos, dentre eles, Duque de Caxias, São João de Meriti e Nilópolis. Por sua iniciativa foram criados e instalados serviços dentário, médico, alimentar e assistencial aos educandos.

Além de ter sido a primeira inspetora de ensino de Nilópolis na década de 50, a professora criou o Parque Infantil Maria da Conceição Cardoso, anexo a Escola Municipal Edyr Ribeiro, em Nova Cidade. Criado em 1949, a área de 9 mil metros, localizado entre o Rio Sarapuí e a Rua Gonçalves Dias, foi posteriormente batizada com o nome de Parque Municipal Sara Areal, justamente em homenagem a sua criadora.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais