Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Câmara de Nilópolis aprova projeto que institui o Dia Municipal do Agente de Trânsito

Os agentes de trânsito comemoram mais um avanço na valorização da sua categoria em Nilópolis. Depois de conquistarem o direito de receberem o Adicional de Risco de Vida (ARV), a Câmara Municipal aprovou mais um projeto de Lei beneficiando a categoria. Por unanimidade, os vereadores aprovaram a instituição do Dia Municipal dos Agentes da Autoridade de Trânsito.

De autoria do vereador Leandro Hungria (Solidariedade), o PL Nº 92/2021, determina que o dia 23 de setembro seja inserido no Calendário Oficial de Eventos e Comemorações de Nilópolis.

“A proposta pretende instituir um dia para que os agentes de trânsito do município de Nilópolis sejam lembrados pela sociedade e reconhecidos como profissionais importantes na organização e manutenção do sistema de trânsito, em busca de uma mobilidade urbana eficaz, eficiente e mais segura”, observa Leandro Hungria.

LEANDRO HUNGRIA
Vereador Leandro Hungria (Solidariedade). Foto: Divulgação

 

Ainda de acordo com Leandro Hungria, a data escolhida faz alusão ao dia 23 de setembro de 1997, quando através da Lei federal N° 9.503,  foi instituído o Código de Brasileiro de Trânsito, e com ele surgiu uma nova categoria profissional: os Agentes da Autoridade de Trânsito. Também é alusiva a Lei nº 12.821, sancionada pela presidente Dilma Roussef em 5 de junho de 2013, que institui a data de 23 de setembro como o Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito e a Semana Nacional de Trânsito.

O Projeto de Lei agora segue para a sanção do prefeito Abraão David Neto.

Por um trânsito mais seguro

NILTON MARQUES
Nilton Marques. Foto: Divulgação

 

Os Agentes de Trânsito desenvolvem, dentre outras atividades correlatas, as de educação, engenharia, fiscalização de trânsito, além de outras atividades previstas em lei, para a promoção da mobilidade urbana e a segurança dos usuários das vias públicas garantindo sua incolumidade física e de seu patrimônio.

Em nome dos agentes, o coordenador de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte, Nilton Marques, agradeceu aos parlamentares pela lembrança.

“Em meu nome e em nome dos agentes, agradecemos ao vereador Leandro Hungria e aos seus colegas por mais esse projeto que valoriza a categoria.  Nosso trabalho evita muitos acidentes, óbitos. Quando os agentes batem o ponto para iniciar o trabalho, eles pensam no que vão fazer de melhor para a cidade”, declarou.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais