Contato: redacao@nilopolisonline.com.br
Evento irá celebrar a criação do Dia Municipal do Movimento Correndo pelo Autismo em Nilópolis

O domingo dia 03 de abril entrará para a história de Nilópolis. Das 9 às 12h, a Associação Correndo pelo Autismo realiza, no Parque Municipal Natural do Gericinó, no bairro Manoel Reis, o Primeiro Encontro de Conscientização do Autismo na Baixada Fluminense. O evento será o primeiro após a criação, através da Lei 6655/2021, do Dia Municipal do Movimento Correndo pelo Autismo.
O objetivo é levar informação e derrubar preconceitos, além de estimular a inclusão com diversão para as famílias da região. Haverá tendas com terapeutas, musicalização, brincadeiras e muita informação. A intenção é também promover a inclusão com diversão.
Segundo o fundador da Associação Correndo pelo Autismo, o atleta de ultramaratonas Narbal Fernandes, a ideia é mostrar que abril é o mês da conscientização do Autismo e que precisamos falar cada vez mais sobre o assunto.
“A Baixada carece dessas informações e de eventos que possam aumentar a visibilidade para a questão”, destaca.
Morador de Nilópolis, Narbal Fernandes, é pai da menina autista Alícia Fernandes, de 8 anos. Ele conta que logo após a definição do diagnóstico de autismo da filha, percebeu que a falta de informação gerava muito preconceito.
No final de 2016 a decisão de fazer alguma coisa para combater o comportamento preconceituoso da sociedade pulsou forte no coração do atleta.
“Como sempre fui corredor de maratonas, escolhi mudar a categoria do esporte e encarar as ultramaratonas, sempre visando chamar atenção à conscientização do Autismo”, frisa.
Narbal Fernandes comenta que essa será a primeira vez da atividade na Baixada Fluminense. O evento, Correndo pelo Autismo, é realizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio de Janeiro, sempre no último domingo (24) de abril.
“Agora vamos fazer a primeira edição da Baixada Fluminense buscando a mesma qualidade e estrutura da que é promovida na Lagoa”, afirma Fernandes.
Para participar da atividade basta comparecer. Não é preciso fazer nenhum tipo de inscrição. De acordo com Narbal Fernandes, para viver o evento de conscientização só precisa comparecer com um sorriso no rosto e coração aberto.
Lei Municipal

Em 10 de novembro de 2021, o prefeito Abraão David Neto sancionou a Lei 6655/2021, que instituiu o Dia Municipal do Movimento Correndo pelo Autismo.
Para o vereador Leandro Hungria (Solidariedade), autor da Lei, a data tem como objetivo chamar a atenção para a luta que muitos pais travam para que seus filhos possam ser respeitados:
“Este nome tem dois significados: o primeiro com relação ao esporte praticado e o segundo significa que todos os pais precisam CORRER PELO AUTISMO quando recebem o diagnóstico. Para eles esta luta inclusiva e solidária apenas começou. Por todos estes motivos reconhecemos em nosso calendário municipal este movimento de conscientização tão importante para nossa cidade”, justificou o vereador Leandro Hungria.
Também é de autoria do vereador Leandro Hungria o Decreto Legislativo que concedeu o Título de Cidadão Benemérito de Nilópolis ao atleta de ultramaratonas Narbal Fernandes.