Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Evento irá celebrar a criação do Dia Municipal do Movimento Correndo pelo Autismo em Nilópolis

O domingo dia 03 de abril entrará para a história de Nilópolis. Das 9 às 12h, a Associação Correndo pelo Autismo realiza, no Parque Municipal Natural do Gericinó, no bairro Manoel Reis, o Primeiro Encontro de Conscientização do Autismo na Baixada Fluminense. O evento será o primeiro após a criação, através da Lei 6655/2021, do Dia Municipal do Movimento Correndo pelo Autismo.

O objetivo é levar informação e derrubar preconceitos, além de estimular a inclusão com diversão para as famílias da região. Haverá tendas com terapeutas, musicalização, brincadeiras e muita informação. A intenção é também promover a inclusão com diversão.

Segundo o fundador da Associação Correndo pelo Autismo, o atleta de ultramaratonas Narbal Fernandes, a ideia é mostrar que abril é o mês da conscientização do Autismo e que precisamos falar cada vez mais sobre o assunto.

“A Baixada carece dessas informações e de eventos que possam aumentar a visibilidade para a questão”, destaca.

Morador de Nilópolis, Narbal Fernandes, é pai da menina autista Alícia Fernandes, de 8 anos. Ele conta que logo após a definição do diagnóstico de autismo da filha, percebeu que a falta de informação gerava muito preconceito.

No final de 2016 a decisão de fazer alguma coisa para combater o comportamento preconceituoso da sociedade pulsou forte no coração do atleta.

“Como sempre fui corredor de maratonas, escolhi mudar a categoria do esporte e encarar as ultramaratonas, sempre visando chamar atenção à conscientização do Autismo”, frisa.

Narbal Fernandes comenta que essa será a primeira vez da atividade na Baixada Fluminense. O evento, Correndo pelo Autismo, é realizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio de Janeiro, sempre no último domingo (24) de abril.

“Agora vamos fazer a primeira edição da Baixada Fluminense buscando a mesma qualidade e estrutura da que é promovida na Lagoa”, afirma Fernandes.

Para participar da atividade basta comparecer. Não é preciso fazer nenhum tipo de inscrição. De acordo com Narbal Fernandes, para viver o evento de conscientização só  precisa comparecer com um sorriso no rosto e coração aberto.

Lei Municipal

NARBAL E LEANDRO HUNGRIA
O vereador Leandro Hungria entrega o Título de Cidadão de Nilópolis ao ultramaratonista Narbal. Foto: Divulgação

 

Em 10 de novembro de 2021, o prefeito Abraão David Neto sancionou a Lei 6655/2021, que instituiu o Dia Municipal do Movimento Correndo pelo Autismo.

Para o vereador Leandro Hungria (Solidariedade), autor da Lei, a data tem como objetivo chamar a atenção para a luta que muitos pais travam para que seus filhos possam ser respeitados:

“Este nome tem dois significados: o primeiro com relação ao esporte praticado e o segundo significa que todos os pais precisam CORRER PELO AUTISMO quando recebem o diagnóstico. Para eles esta luta inclusiva e solidária apenas começou. Por todos estes motivos reconhecemos em nosso calendário municipal este movimento de conscientização tão importante para nossa cidade”, justificou o vereador Leandro Hungria.

Também é de autoria do vereador Leandro Hungria o Decreto Legislativo que concedeu o Título de Cidadão Benemérito de Nilópolis ao atleta de ultramaratonas Narbal Fernandes.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais