Notícias de Nilópolis todo dia

Publicidade

Atuação do “Zelador do Peri-Peri” é reconhecida com moção de aplausos pela Câmara de Nilópolis

O vereador Leandro Hungria (Solidariedade), entregou na manhã desta segunda-feira (28), uma Moção de Congratulações e Aplausos ‘In Memorian‘ aos familiares do Sr. Agenor Katagi, em função dos seus serviços prestados ao bairro de Nova Cidade.

A história de amor de Agenor Katagi pelo bairro começa em 1945, quando com seus 25 anos, retorna ao município de Nilópolis após participar da Segunda Guerra Mundial. Ele havia sido convocado pelo Governo Brasileiro para atuar nas forças militares que atuaram ao lado dos países aliados.

CANAL PERI-PERI
Canal Peri-Peri. Foto: Google

 

Katagi entrou para a Empresa Brasileira de Correios e construiu sua residência na Rua Lúcio Tavares, às margens do Canal Peri-Peri.

“Como o local sofria com constantes alagamentos, provenientes do transbordo das águas do canal, o vovô decidiu que não poderia ficar esperando a ação do poder público e resolveu limpar o canal por conta própria. Em seguida, já notando que as manilhas que levavam o esgoto até o canal também necessitavam de limpeza, criou um grupo de vizinhos para desentupi-las. Naquele tempo o esgotamento das residências era jogado diretamente no canal, o que contribuía também para o seu assoreamento”, contou a neta, Andréa Katagi.

AGENOR KATAGI
Agenor Katagi. Foto: Acervo Pessoal

 

Com o passar do tempo e a chegada dos equipamentos, já não era mais necessário fazer a limpeza do canal e das manilhas de forma manual, mas o Senhor Agenor Katagi não desistiu de cuidar do lugar onde vivia. Passou a atuar diretamente junto aos órgãos públicos, através de abaixo-assinados e solicitações formais de limpeza da região, inclusive, pouco antes de falecer, coube a ele a iniciativa de angariar assinaturas para que se realizasse uma grande ação de desassoreamento do Canal Peri-Peri.

“Mas o vovô não conseguiu ver o resultado do seu empenho. Ele faleceu em 2001, seis anos antes da realização da última grande obra de limpeza que foi feita no Canal Peri-Peri”, lamenta Andrea.

Moção merecida

O vereador Leandro Hungria classificou a história do Sr. Agenor como um verdadeiro exemplo de amor pelo local em que vivia:

“O Sr. Agenor Katagi teve uma participação social em relação à educação do povo para que não despejassem lixo dentro do canal. Infelizmente nos dias de hoje uma figura como a dele, que ama o local em que vive e faz de tudo para preservá-lo é quase inexistente. Assim que tomei conhecimento da sua história, determinei a minha equipe que buscasse mais informações sobre esse verdadeiro exemplo de amor pelo bairro de Nova Cidade e que honrasse a sua memória através de uma moção e assim se fez”, disse o parlamentar.

Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais