Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Coluna do Pedro Henrique | O Brasil do sucesso é o Brasil Empreendedor

Era um domingo de outono na cidade do Rio de Janeiro, na Ilha 20, Barra da Tijuca. No palco, Jullie Nóbrega cantava os mais diversos sucessos das playlists brasileiras, enquanto Danielle Pacheco (conhecida carinhosamente como Dani Privilégio) conferia a qualidade no atendimento aos clientes do Privilégio Praia Drink.

Entre uma canção e outra, além do olhar aguçado para o negócio, nossa coluna viu uma jovem vencedora, oriunda da Baixada Fluminense, preocupada com o próximo passo rumo ao sucesso: ela organizava o caminho para abrir mais uma Casa na Cidade do Rio de Janeiro. Entre buscar a marca fantasia do novo espaço e o cuidado com as casas 7 Lounge e Privilégio em Nova Iguaçu, sem esquecer do restaurante Privilégio em Nilópolis, Dani explicou o segredo de vencer, passo a passo, cada desafio:

“Iniciei minha trajetória em Nova Cidade, um bairro de Nilópolis, vendendo cachorro-quente. Sempre pautei meu trabalho na qualidade, mas no Brasil temos algumas dificuldades quando se precisa empreender. Ainda assim, com muita fé e trabalho, ao longo dos últimos dez anos, venho superando cada obstáculo.” – explicou.

JULIE NOBREGA
Jullie Nóbrega, cantora, no Privilégio Praia Drink, na Barra da Tijuca, é a atração principal todos os domingos no espaço. Foto: Divulgação

 

Dani Privilégio é considerada um caso de sucesso, visto que hoje ela possui vários funcionários, muitos deles oriundos da Baixada Fluminense, uma realidade bem diferente quando começou. Ela diz que o sucesso é não esquecer de onde veio:

“Não posso esquecer minhas origens e se cheguei nesta fase profissional foi porque tive muitas pessoas que confiaram na minha capacidade empreendedora. Hoje tenho um time muito bom, com pessoas que me acompanham faz muito tempo e que acreditam em meus projetos. Tenho ciência dos empregos gerados e da importância disso no cenário que vivemos. Quero continuar expandindo, gerando mais empregos e criando mais oportunidades, porque a maior satisfação de um empreendedor é exatamente isso: fazer a diferença com o pé no chão. Saber que os projetos desenvolvidos podem mudar a realidade de diversas pessoas, seja pelo serviço oferecido, seja pela geração de empregos.” – destacou.

O Brasil do sucesso é o Brasil empreendedor que facilita a concretização de sonhos, que desburocratiza e dá o suporte para quem quer começar seu negócio.

Uma matéria veiculada em setembro de 2021, por Isabel Rocha na revista Exame, fazia a análise sobre o quanto empreender no Brasil estava recebendo um novo olhar por parte dos brasileiros:

“De acordo com dados do Ministério da Economia, o país registrou recorde no número de novas empresas abertas em 2020 e encerrou o ano com cerca de 20 milhões de negócios ativos, o que representa um aumento de 6% em comparação com 2019.”

E a matéria complementou:

“Quando olhamos para os microempreendedores individuais (MEIs), o crescimento foi ainda mais expressivo: a categoria registrou um aumento de 8,4% em relação ao ano anterior, com mais de 2,5 milhões de novos registros.”

Brasil empreendedor

Quando trazemos para o ano de 2021, segundo dados veiculados pela Casa Civil do Governo Federal, houve um recorde na abertura de empresas 20% superior ao ano anterior e que, dentre outros fatores, o aumento foi reflexo da menor burocracia e maior agilidade para o estabelecimento dos negócios.

Trazendo para realidade local, Dani Privilégio é o exemplo da força da mulher brasileira que empreende, emprega pessoas, modifica vidas e se supera a cada dia. Além de oferecer diversas opções gastronômicas aos clientes, seus estabelecimentos também dão voz e oportunidade a um grande número de cantores e DJ’s do Rio de Janeiro, demonstrando o quanto é importante o país entender, verdadeiramente, que a geração de emprego considerável nesta retomada após a pandemia, passa, necessariamente, pela classe empreendedora.

Quando uma casa contrata um artista, em muitos casos, também é necessário contratar uma empresa de som, locar equipamentos e assim a roda da economia gira, pois estes também ter de contratar ajudantes, auxiliares, motoristas.
Diante do que se apresenta podemos entender que o momento agora é o de focar, até mais do que nas próprias campanhas eleitorais em nível nacional, na necessidade de geração de mais empregos, além de linhas de crédito mais acessíveis, com juros menos agressivos, entre outras medidas que permitam aos brasileiros com esse perfil empreendedor o caminho para a concretização de seus objetivos.

O exemplo mais recente, de medidas governamentais que fazem a diferença, foi o do lançamento, no dia 28 de março, do Valeu Delivery, um app de entrega de alimentos e produtos gerenciados pela Prefeitura do Rio com taxas bem mais acessíveis do que os aplicativos concorrentes, como Ifood e Rappi.

Fontes:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/economia/audio/2022-02/80-das-empresas-abertas-no-pais-em
-2021-eram-meis

https://exame.com/pme/empreendedorismo-no-brasil-dispara-e-hora-de-abrir-o-proprio-negocio/

 

PEDRO HENRIQUE TAVARES  Pedro Henrique Tavares é Brasileiro, Fluminense, Poeta e Comunicador.

* O texto acima é uma obra pessoal e as opiniões contidas nesta coluna não refletem a opinião do Nilópolis Online. 
você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais