Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Nilópolis vai adotar ferramenta digital para registro de multas de trânsito

Foi publicado na edição da última sexta-feira (08) do Diário Oficial do Município, o Contrato Nº 18/22 celebrado entre a Prefeitura de Nilópolis e a empresa Declink – Desenvolvimento e Consultoria de Informática LTDA para a implantação do talonário eletrônico para lavratura de autos de infração de trânsito.

Além de reduzir o gasto de papel, a nova tecnologia permite a transmissão de multas para a base de dados em tempo real e diminui o tempo de lavratura dos autos. Para a implementação do novo sistema, os agentes que realizam a fiscalização nas vias sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Transporte utilizarão smartphones ou tablets equipados com um aplicativo específico para registrar as autuações.

A nova ferramenta oferece praticidade e economia com a redução de talões impressos e evita erros de preenchimento, falta ou repetição de informações. É também uma forma de inovar e modernizar os serviços de fiscalização do trânsito.

Antes do talonário digital, todo o trâmite que envolve um Auto de Infração de Trânsito (AIT), desde a lavratura até a notificação do infrator, leva em média 15 dias. Com o novo sistema, a multa pode ser lançada de forma imediata e, em cinco dias, o proprietário do veículo será autuado.

Para o secretário de Transporte, Ricardo Gallego, a tendência é usar cada vez mais a tecnologia para dar mais agilidade aos processos.

“Estamos avançando muito neste sentido, desenvolvendo, inclusive, novas ferramentas para facilitar a vida do cidadão”, disse.

Ele reforça que o objetivo principal da pasta é procurar orientar os cidadãos e realizar de forma educativa a organização do trânsito em Nilópolis, mas que, infelizmente nem sempre isso é possível:

“Orientamos nossos agentes a sempre procurar intervir, orientando e procurando conscientizar os condutores, quando estes estão incorrendo em alguma infração. Temos tido um resultado positivo, mas ainda há motoristas que não aceitam as nossas orientações e nesse caso precisamos cumprir com o que reza o Código de Trânsito Brasileiro e autuar na forma da Lei”, conclui.

Ainda não há previsão de quando os agentes passarão a usar a nova tecnologia, pois ainda será necessário treinar os servidores.

Sistema de Gestão de Trânsito homologado desde 2011

A Declink – Desenvolvimento e Consultoria de Informática LTDA tem sede no Centro do Rio de Janeiro e desde 1990 atua no desenvolvimento de aplicações para WEB e computação móvel baseadas nas mais modernas plataformas disponíveis no mercado mundial. Desde 2011 o seu Sistema de Gestão de Infrações de Trânsito (SGIT) está homologado pelo Denatran.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais