Contato: redacao@nilopolisonline.com.br
Nilópolis vai adotar ferramenta digital para registro de multas de trânsito

Foi publicado na edição da última sexta-feira (08) do Diário Oficial do Município, o Contrato Nº 18/22 celebrado entre a Prefeitura de Nilópolis e a empresa Declink – Desenvolvimento e Consultoria de Informática LTDA para a implantação do talonário eletrônico para lavratura de autos de infração de trânsito.
Além de reduzir o gasto de papel, a nova tecnologia permite a transmissão de multas para a base de dados em tempo real e diminui o tempo de lavratura dos autos. Para a implementação do novo sistema, os agentes que realizam a fiscalização nas vias sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Transporte utilizarão smartphones ou tablets equipados com um aplicativo específico para registrar as autuações.
A nova ferramenta oferece praticidade e economia com a redução de talões impressos e evita erros de preenchimento, falta ou repetição de informações. É também uma forma de inovar e modernizar os serviços de fiscalização do trânsito.
Antes do talonário digital, todo o trâmite que envolve um Auto de Infração de Trânsito (AIT), desde a lavratura até a notificação do infrator, leva em média 15 dias. Com o novo sistema, a multa pode ser lançada de forma imediata e, em cinco dias, o proprietário do veículo será autuado.
Para o secretário de Transporte, Ricardo Gallego, a tendência é usar cada vez mais a tecnologia para dar mais agilidade aos processos.
“Estamos avançando muito neste sentido, desenvolvendo, inclusive, novas ferramentas para facilitar a vida do cidadão”, disse.
Ele reforça que o objetivo principal da pasta é procurar orientar os cidadãos e realizar de forma educativa a organização do trânsito em Nilópolis, mas que, infelizmente nem sempre isso é possível:
“Orientamos nossos agentes a sempre procurar intervir, orientando e procurando conscientizar os condutores, quando estes estão incorrendo em alguma infração. Temos tido um resultado positivo, mas ainda há motoristas que não aceitam as nossas orientações e nesse caso precisamos cumprir com o que reza o Código de Trânsito Brasileiro e autuar na forma da Lei”, conclui.
Ainda não há previsão de quando os agentes passarão a usar a nova tecnologia, pois ainda será necessário treinar os servidores.
Sistema de Gestão de Trânsito homologado desde 2011
A Declink – Desenvolvimento e Consultoria de Informática LTDA tem sede no Centro do Rio de Janeiro e desde 1990 atua no desenvolvimento de aplicações para WEB e computação móvel baseadas nas mais modernas plataformas disponíveis no mercado mundial. Desde 2011 o seu Sistema de Gestão de Infrações de Trânsito (SGIT) está homologado pelo Denatran.