Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Desrespeito: Vizinhos transformam calçada de escola em lixeira no Centro de Nilópolis

Lixo depositado em local impróprio já incomoda. E se esse lugar é a calçada de uma escola, a revolta é maior ainda. Apesar do Código Municipal de Posturas deixar claro que o depósito de entulhos e lixo em via pública é uma infração e que o responsável deve ser punido com a aplicação de multa no valor de R$ 317,01, em dois pontos da calçada da Escola Municipal Jorge Deocleciano de Oliveira, no Centro, o descarte desses materiais ocorre a qualquer hora e praticamente todos os dias.

“Os garis passam três vezes por semana recolhendo o lixo das casas e do comércio, mas parece que fazem de sacanagem, justamente para provar que não há nenhum tipo de punição. O lixo não nasce ai, são vizinhos, inclusive comerciantes que jogam de tudo nas duas esquinas. É uma vergonha ver a calçada de uma escola nessa sujeira”, disse o Sr. Manoel Teixeira, morador do local.

O depoimento do Sr. Manoel Teixeira deixa claro que a Prefeitura faz a sua parte e recolhe o lixo normalmente, mas peca na falta de punição a quem insiste em desrespeitar a Lei e mais ainda, em desrespeitar os seus vizinhos e os alunos que estudam na Escola Municipal Jorge Deocleciano de Oliveira.

“É um verdadeiro tapa na cara da sociedade. Quando vemos que nem mesmo a escola é respeitada, é sinal de que o Poder Público está falhando em algo. Neste caso, a falha está na falta de punição a quem joga o lixo na calçada, já que o morador deixou claro que o caminhão coletor passa normalmente na localidade. É preciso que haja uma ação voltada nesse sentido, para mostrar ao cidadão que existem regras e elas precisam ser seguidas, ainda mais em frente a uma escola, onde ali se ensinam as coisas certas. Imagina o professor dizer que quem joga lixo na rua está errado e justamente na porta da escola tem uma lixeira ?”, disse o advogado Marcos Aurélio.

Área da escola tem serviço de coleta de lixo regular

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos confirmou que a coleta do lixo domiciliar é feito três vezes por semana na região e lamenta que alguns moradores e comerciantes da região usem a calçada para fazer o descarte do seu lixo. Afirma ainda que todas as semanas é feita a remoção de material descartado de forma irregular na calçada da Escola Municipal Jorge Deocleciano de Oliveira. Acrescentou que irá enviar equipe ao local remover o material.

O fato, é que acúmulo de lixo, inclusive com descarte de restos de alimentos, vem prejudicando alunos, funcionários e professores devido ao forte odor que chega dentro da escola. Os alunos pedem que providências sejam tomadas para que o lixo não seja mais descartado no local.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais