Contato: redacao@nilopolisonline.com.br
Comerciantes usam calçada como lixeira no Centro de Nilópolis

A quantidade de locais transformados em verdadeiros lixões aumenta a cada dia. A falta de respeito, combinado com a ausência de punição por parte do poder público são apontados pela população de bem como os grandes responsáveis por essa situação.
E nem mesmo uma das mais movimentadas vias de Nilópolis escapa da imundice. Na Avenida Getúlio de Moura, em frente à estação ferroviária do município o que se vê são restos de móveis e até mesmo produtos inutilizados, confirmando a informação passada pela população de que comerciantes da região usam o espaço para descartar seu lixo.
“Isso ai é colocado por comerciantes daqui mesmo, pode olhar ai que tem restos de gôndolas, papéis e embalagens com nomes de lojas daqui, é tudo gente que trabalha aqui no Calçadão e nas ruas próximas. Isso engloba lojistas e os ambulantes. Ninguém se salva”, disse um lojista que não quis revelar sua identidade, com medo de represálias.
O lojista também afirma que a Prefeitura de Nilópolis faz a coleta diariamente, mas dá uma sugestão para que o serviço seja mais eficiente:
“O caminhão faz a coleta todos os dias à noite e as vezes pela manhã ele passa também, não tem razão para jogarem ali, mas também penso que a Prefeitura poderia criar um acesso no meio do calçadão para o caminhão entrar e recolher o lixo em pontos dentro do próprio calçadão. Evitaria do lojista ter que sair com o lixo e deixar na esquina, isso também faz com que a sujeira fique maior”, sugeriu o comerciante que já está estabelecido na região há 13 anos”.
Calçada de escola também virou lixão
Recentemente apresentamos uma matéria mostrando que a calçada da Escola Municipal Jorge Deocleciano de Oliveira, no Centro, foi transformado em mais um ponto de descarte de lixo, ocorrendo a qualquer hora e praticamente todos os dias.
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos confirmou que a coleta do lixo é feita regularmente na região e lamenta que alguns moradores e comerciantes da região usem a calçada para fazer o descarte do seu lixo. Afirma ainda que todas as semanas é feita a remoção de material descartado de forma irregular. Acrescentou que irá enviar equipe ao local para remover novamente o material.