Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Prefeitura dá início à campanha Maio Amarelo em Nilópolis

Com o tema Juntos salvamos vidas! A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte, dá início, nesta quinta-feira (05), a campanha Maio Amarelo que fomenta ações para reduzir os acidentes e mortes no trânsito.

E para dar início às ações, o município recebe a Blitz Educativa do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RJ).  Os condutores nilopolitanos receberão orientações relacionadas ao uso do cinto de segurança, o perigo de se falar ou manusear telefone celular ao volante, o estado de conservação dos pneus, o uso da cadeirinha para crianças, entre outras.

As abordagens serão feitas pelos agentes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do DETRAN/RJ, com o apoio da Secretaria Municipal de Transporte. O objetivo é informar os motoristas e conscientizá-los.

“Queremos mostrar para os cidadãos que eles têm papel fundamental na construção de um trânsito mais humano e seguro. É preciso respeito e responsabilidade para que possamos ter um trânsito harmônico. Neste Maio Amarelo, queremos unir forças com todos que possamos conscientizar ainda mais a população”, explica o secretário de Transporte, Ricardo Gallego.

O coordenador de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte, Nilton Marques, destacou que esse é um mês que intensifica o trabalho de educação e conscientização no trânsito, mas que a atenção que se dá sobre esse assunto é algo recorrente o ano todo.

“Para um trabalho eficaz, além de investirmos na educação, também investimos na fiscalização. É um conjunto de fatores que torna bons resultados, e a consciência e práticas corretas dos motoristas e pedestres também somam nessa conta”, alerta Marques.

Números que fazem diferença

Segundo os dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 90% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas – que podem envolver desde a desatenção dos condutores até o desrespeito à legislação. Os exemplos são claros, como excesso de velocidade, embriaguez, uso do celular, falta de uso de equipamentos como o uso de cinto de segurança e capacete, tornam situações perigosas no trânsito.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais