Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Consulta Pública para escolha de gestores das escolas

Comunidade escolar elege diretores pela primeira vez na história de Nilópolis

Pela primeira vez na história da cidade de Nilópolis, a Prefeitura realizou uma consulta pública junto aos profissionais da educação, alunos maiores de 12 anos e um responsável legal por estudante matriculado em casa escola, para escolha dos gestores de unidades escolares da rede municipal de ensino. O prefeito Abraãozinho e a vice-prefeita Flávia Duarte, junto com a secretária de Educação Débora Carlos, definiram o dia 24 de maio, das 8h às 17h.

Para eleger o gestor, 28 escolas municipais abriram as portas para receber os votantes. O resultado saiu na noite do mesmo dia. Cada gestor terá um mandato que vai de 2023 a 2025. Flávia Duarte afirmou que Nilópolis dá um grande passo com a realização dessa consulta pública para seleção de diretores.

“Através dos tempos, essa sempre foi uma luta e exigência legal. Hoje, a educação responsabiliza, democratiza e traz a comunidade escolar para o centro das decisões. Isso é fazer e viver a democracia”, assegurou.

A secretária de Educação, Débora Carlos, salientou que a educação nilopolitana construiu toda uma rede que propiciou a realização desse processo de consulta pública. “Dia 27 de maio será um marco na educação nilopolitana, com a posse dos gestores escolhidos pelos sujeitos que a constroem”, comemorou Débora Carlos.

A participação da comunidade escolar tem sido marcante. Seja em colégios com público-alvo de pré-escola ou de primeiro a nono ano. Na Escola Municipal Poeta Carlos Drummond de Andrade, são eleitores 1.300 pessoas, entre professores e demais servidores da educação, responsáveis pelos alunos e estudantes a partir dos 12 anos. A chapa era única, com a atual diretora Edmê Coutinho de Medeiros.

Mãe de dois estudantes do segundo e quarto anos, a diarista Juliana Félix fez questão de comparecer e votar. “Acho importante, porque depois vamos poder acompanhar os diretores em quem votamos. Eles ficam a maior parte do tempo com nossos filhos”, observou ela, que mora na Chatuba, em Mesquita, e conseguiu a transferência dos estudantes para o Poeta Carlos Drummond. “Lá era muito perigoso”, explicou.

Também candidata única à gestão escolar, a diretora Luciene Neri David divulgou as metas para os próximos três anos à frente da Escola Municipal Jorge Deocleciano, no Centro de Nilópolis. Entre suas propostas, está atuar desde a concepção do trabalho pedagógico através das propostas orientadas pelo currículo da rede municipal de ensino, contemplando as temáticas com antirracismo, inclusão e interculturalidade.

Confira abaixo os gestores eleitos em cada escola.

E. M. Coronel Antônio Benigno Ribeiro – Márcia Amorim
E. M. Poeta Carlos Drummond de Andrade – Edmê Medeiros
E. M. Companheiros de Maryland – Elizabeth Nunes
E. M. Consuelo Estruc Silva – Alessandra Aleixo
E. M. Prof.ª Edyr Ribeiro – Priscila Araujo
E. M. Professor José D’Alessandro – Rejane Figueiredo
E. M. Margarida Fernandes Sabino – Tatiana Pestana
E. M. Dr. Nilo Peçanha – Neuza Bandeira
E. M. Vereador Orlando Hungria – Erika Miranda
E. M. Paul Harris – Elenia Paz
E. M. Ribeiro Gonçalves – Adriana Diogo
E. M. Prof. Washington Bittencourt – Suely Araujo
CIEP 028 Silvestre D. da Silva Cabana – Sheila Menezes
CIEP 186 Novo Horizonte – Renata Paiva
CEI Nelson Abraão David -Rafaela Leal
CEI Isaura – Carla Peluzo
CEI Rubens Menezes – Edna Pereira de Souza
Creche Natércia Rosa – Adelene da Silva
E. M. Antônio Aureliano – Marta Felix
Creche Elizabeth de Barros Batista – Ana Lucia Melo
CEI Celso Duarte – Carla Karine
Creche Maria das Dores – Suzana da Costa
E.M. Mikahil Jarjous – Georgina Leão
E. M. Jorge Deocleciano – Luciene David
CEI Dona Pequetita – Soraya Derbli
CEI Regina Sessim – Paloma Tavares
CEI Maria Luiza – Daniele Sales
E. de Informática Miguel Abraão David – Cristiane Costa
The post Consulta Pública para escolha de gestores das escolas appeared first on Prefeitura Municipal de Nilópolis.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação / PMN
você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais