Notícias de Nilópolis todo dia

Publicidade

Rodrigo Neca é convidado para assumir a Secretaria de Serviços Públicos de Nilópolis

O advogado Rodrigo Bilard Figueira Da Silva, popularmente conhecido como Rodrigo Neca, candidato derrotado a Prefeito de Nilópolis nas eleições de 2020 pelo PDT, foi convidado para assumir a Secretaria de Serviços Públicos – SEMSERP pelo Prefeito Abraão David Neto (PL). Apesar de não haver nenhuma declaração oficial por parte de nenhum deles, a informação que circula nas redes sociais, e confirmada por fontes ouvidas pelo Nilópolis Online, dá conta que o convite teria sido aceito.

Rodrigo Billard, 35, é filho do ex-prefeito Manoel Rosa, conhecido como Neca de Nilópolis. Antes de disputar as eleições municipais de 2020, onde ficou em terceiro com 6.482 votos, Rodrigo Neca já havia tentado em 2018, uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ. Na época conseguiu 9.959 votos válidos.

Seu nome ficou mais conhecido na política nilopolitana quando compôs como vice-prefeito a chapa vencedora de Alessandro Calazans nas eleições de 2012. Em 2016 tentou a reeleição juntamente com Calazans, porém, foi derrotado pela chapa de Farid Abrão, que se sagrou prefeito após somar 60,10% dos votos válidos naquele ano.

Surpresa na população

A possível nomeação de Rodrigo Neca causou surpresa na população nilopolitana. Enquanto simpatizantes do ex-prefeito Neca comemoram, outros ainda duvidam da veracidade ou dizem não entender, já que há uma disputa política com a família Abraão David.

“Ainda tô tentando entender isso. Acordei com essa mensagem no meu celular e não compreendo. Mas se for para o bem de Nilópolis, que aconteça mesmo”, postou um internauta.

Mais radical, uma jovem aproveitou para fazer piada com a atual situação política do Brasil:

“É o mesmo que o Bolsonaro convidar o Lula para ser ministro”, provocou.

Trajetória do pai

A história do pai sempre foi ligada a oposição ao grupo político integrado pelas famílias Abraão e Sessim. Em 1992 Manoel Rosa derrotou Miguel Abraão. Em 1996 conseguiu eleger prefeito o seu secretário de Obras. Naquele ano, José Carlos Soares Cunha derrotou Simão Sessim e manteve a oposição na gestão do município.

No ano de 2000, Manoel Rosa tenta voltar à prefeitura, mas perde para Farid Abrão nas eleições municipais daquele ano. Até 2012 a gestão da Prefeitura de Nilópolis esteve nas mãos do grupo político das famílias Abraão e Sessim. A mudança nos rumos da Prefeitura acontece quando Manoel Rosa anuncia o seu apoio ao deputado estadual Alessandro Calazans e lança o seu filho, Rodrigo Bilard como vice-prefeito na chapa encabeçada por Calazans nas eleições de 2012. Vitoriosa, a chapa marcou o retorno de Neca, mesmo que indiretamente, à prefeitura.

Com uma gestão polêmica, Calazans é derrotado por Farid Abrão nas eleições de 2016, deixando novamente o clã oposicionista de fora da Prefeitura. Em 2020, Manoel Rosa decide lançar Rodrigo Billard candidato à prefeito, desvinculando sua imagem de Calazans. A estratégia não funciona. Com apenas 6.482 votos, Rodrigo fica apenas em terceiro na disputa com Abraão David Neto, seu futuro chefe.

De acordo com as fontes ouvidas pelo Nilópolis Online, a nomeação de Rodrigo Neca pode ser publicada na edição desta sexta-feira (03/06) do Diário Oficial do Município.

Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais