Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Leitor faz apelo para quem estaciona seus carros nas calçadas em Nilópolis

Dar voz ao povo nilopolitano, esse é o objetivo do Nilópolis Online. Todos os dias, a nossa editoria recebe dezenas de mensagens pelo Whatsapp (21) 98946-3738 e pelas nossas redes sociais @nilopolisonline. São denúncias, pedidos de ajuda e muitas críticas aos problemas que afligem o nosso município.

Mas hoje recebemos uma mensagem bem diferente das habituais. O leitor, que por medidas de segurança iremos identificar apenas como X., resolveu fazer algo diferente, em vez de criticar o governo ou cobrar uma atitude por parte das autoridades, ele resolveu apelar para a sensibilidade dos motoristas que estacionam seus carros sobre as calçadas. Segundo ele, o vídeo mostra flagrantes de apenas um dia em um pequeno trecho da Estrada dos Expedicionários, uma das mais movimentadas vias de Nilópolis, que liga o bairro Cabuís ao Centro de Nilópolis, sendo um dos acessos ao Viaduto Nelson Abrahão David.

Estimativas da Secretaria Municipal de Transporte dão conta que, aproximadamente, mais de 2 mil veículos passem pela via por dia. O número assustador preocupa o nosso leitor. Veja abaixo o vídeo e a integra da mensagem:

 

” Mando esses vídeos para mostrar uma triste realidade da nossa cidade e não culpo o governo, mas sim a falta de sensibilidade dos donos desses carros, que não pensam nos demais.

Tenho um filho cadeirante e por causa dessa gente, quase não posso sequer andar nas ruas onde moro. Esses flagrantes foram feitos na Estrada dos Expedicionários, onde em quase todos os lugares tem carros estacionados.

Torço para que Deus lhes dê sempre saúde para poder continuar a usufruir desses bens e que nunca precise depender da boa vontade dos outros em não deixar obstáculos á sua frente.

Por causa desse tipo de gente, insensível ao outro que deixa seus carros sobre as calçadas, que meu filho e eu quase fomos atropelados quando íamos fazer algo que deveria ser natural para qualquer um, que é ir na padaria.

Por sorte, o motorista conseguiu desviar, mas ele quase bateu no carro que vinha contrário, também agradeço a Deus por existirem pessoas assim, que para salvar a vida de outro se arriscam.

Minha postagem não é para cobrar punição a ninguém, mas para que cada um de vocês se coloquem no lugar das pessoas que precisam usar as calçadas, que são o lugar correto das pessoas”

Procurada, a Secretaria Municipal de Transporte informou que agentes de trânsito circulam pelo município fazendo abordagens e, num primeiro momento, orientando os motoristas sobre a irregularidade.

“Não há como colocar um agente de trânsito em cada rua de nossa cidade. Cumprindo o que determina o nosso secretário Ricardo Gallego, procuramos orientar os motoristas, mas não há como se fazer presente em todos os lugares. É preciso que a população se conscientize e faça a sua parte, é preciso que realmente haja em cada um de nós o sentimento de se preocupar com o outro”, disse o coordenador de Educação para o Trânsito, Nilton Marques.

Acrescentando, a Secretaria informou que agentes de trânsito estão nas ruas e caso encontrem carros ou qualquer outro veículo sobre as calçadas, primeiramente os motoristas serão orientados e caso necessário serão notificados e autuados conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O CTB é bem claro. Estacionar o carro ou veículo “no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público” é considerada uma infração grave de trânsito. A lei toma como providência as seguintes medidas:

  • Multa de R$ 195,23;
  • 5 pontos na CNH;
  • Veículo levado ao pátio.

Mas muito mais do que a punição é preciso que haja conscientização que estacionar sobre as calçadas prejudica a passagem de grávidas, idosos e pessoas com mobilidade reduzida que podem ser atropeladas ao terem que trafegar pelas ruas.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais