Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Logradouros públicos de Nilópolis deverão informar a biografia dos homenageados

Já está em vigor a Lei 6697/2022 que determina a colocação de placas nos logradouros públicos de Nilópolis, com uma breve descrição biográfica das personalidades que dão nome a vias e espaços públicos da cidade.

Oriunda do Projeto de Lei 112/2021, de autoria do vereador Leandro Hungria (Solidariedade), aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Nilópolis, no dia 28 de março, a Lei sancionada pelo prefeito prefeito Abraão David Neto (PL), em seu texto, dispõe que praças, parques, ruas, avenidas e demais espaços de propriedade da Prefeitura Municipal, quando denominados em homenagem à personalidades, deverão receber uma placa com a biografia resumida do homenageado.

LEANDRO HUNGRIA
Vereador Leandro Hungria (Solidariedade). Foto: Divulgação

 

Hungria afirma que a biografia nas placas mantém viva a história local e das pessoas que ajudaram a construí-la:

“É uma forma de reverenciar o homenageado e informar quem são essas pessoas, de fato. Na placa, estará registrado o nome e uma breve biografia de quem foi o homenageado”, explica o parlamentar.

Ainda de acordo com o texto oficial, caso haja quebra, roubo ou simplesmente desaparecimento da placa, a sua substituição deve ser providenciada no prazo máximo de até 60 dias úteis.

Padronização será gradativa em Nilópolis

Apesar de já estar em vigor, na prática as mudanças ainda irão demorar a acontecer. O texto diz que apenas as novas construções ou aquelas que forem reinauguradas ou rebatizadas tenham as placas biográficas.

“Infelizmente não há como colocar placas em todos os espaços de uma só vez. O custo disso seria altíssimo, mas todas as vezes em que forem feitas melhorias nesses espaços, serão incluídas no custo da obra a implantação das placas”, concluiu Leandro Hungria.

Professor apoia o projeto

O professor de História, Rodrigo Marques, apoia e parabeniza a iniciativa:

“Infelizmente o que vemos são apenas nomes, mas pouco se sabe sobre a importância do homenageado. A colocação dessas placas informativas irá contribuir para o enriquecimento cultural e irá valorizar a história da cidade. Quase ninguém sabe quem foi Mirandela, mas além de batizar uma das principais vias de Nilópolis, ele foi o grande responsável pela existência da cidade. Parabenizo o vereador Leandro Hungria e a Câmara Municipal por este feito”, disse.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais