Notícias de Nilópolis todo dia

Publicidade

Cultura abre 396 vagas para cursos gratuitos em Nilópolis

A Secretaria Municipal de Cultura abriu na última quarta-feira (20/7), as matrículas para nove cursos gratuitos com 396 vagas, entre eles estão aulas de teatro e audiovisual. O morador do município tem até o dia 29 deste mês para efetuar a matrícula presencialmente, na Usina de Cultura Jornalista Tim Lopes, localizada na rua Eliseu de Alvarenga, nº 384, no Cabral.

A data 1 de agosto já está marcada para o início das aulas de teatro, audiovisual, dança mix, dança de salão, desenho, bordado livre, iniciação ao violino, expressão corporal e canto coral. A faixa etária vai dos 9 anos em diante. É necessário que, no ato da matrícula, crianças e adolescentes levem xerox da identidade, comprovante de residência, duas fotos 3X4 e comprovante de escolaridade. Já os adultos, xerox da identidade, comprovante de residência, duas fotos 3X4.

Confira a descrição dos cursos promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura

Teatro: a função do curso é implementar mais conhecimentos e apresentar uma variedade de vivências ligadas ao mundo do teatro que o participante ainda não conhece. Há, por exemplo, a presença de exercícios que auxiliam na timidez, na impostação e articulação de voz.

Desenho: produzir trabalhos utilizando variadas técnicas e materiais e adquirir familiaridade com leitura de obras de arte, além de aprimorar traços e pinturas.

Bordado Livre: o bordado, assim como todo trabalho feito com as mãos, traz enormes benefícios a quem o experimenta. Além do prazer do aprendizado e da criação que proporciona, tem efeito terapêutico e produz restauração, pois aquele que borda aproveita todo o percurso e não só o resultado final.

Dança Mix: o curso de dança tem como objetivo de ensinar crianças, adolescentes, jovens e adultos a desenvolver seu corpo e mente através das expressões corporais e manifestações culturais, passando por cada categoria da dança.

Iniciação ao Violino: o intuito é estimular o interesse no aprendizado em tocar o instrumento de maneira simples, proporcionando o domínio nas técnicas básicas como postura inicial de tocar e o domínio na leitura de pequenas melodias, bem como levar a criança a ter uma visão ampla da música erudita e do que é ser músico. Conhecer as partes básicas do violino e do arco e assim reproduzir diversos repertórios propostos.

Expressão Corporal: tem como objetivo trabalhar as potencialidades expressivas do corpo a partir de exercícios fundamentados na técnica desenvolvida especialmente para atores, o mimo corporal. Essa é uma técnica que estrutura uma diretriz para a análise do movimento por meio da geometria do corpo, sensibilizando aqueles que o praticam para suas potencialidades motoras e emotivas.

Audiovisual: tem como foco o aprendizado teórico-prático da linguagem cinematográfica, tornando-a pertinente aos educandos com técnicas e recursos da TV e VOD, perpassando por todas as etapas de uma produção audiovisual, buscando capacitar os indivíduos através da visão crítica.

Dança de Salão: é classificada também como uma dança social. Afinal, sua prática não se restringe às salas de aula e às apresentações. Há muitos lugares para se dançar os diferentes gêneros da dança de salão, como bares, casas de shows, festas, casamentos e aniversários.

Canto Coral: o objetivo do curso é proporcionar o aperfeiçoamento de novos cantores, bailarinos e atores através da prática do canto em grupo, de jogos teatrais, de expressão corporal, técnicas de respiração e de musicalização.

A Secretaria de Cultura apoia o projeto Gotas de Vida, e pede que, para aqueles que podem doar, que levem uma lata de leite em pó ao efetuar a matrícula. As doações são destinadas ao hospital da Posse.

Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais