Notícias de Nilópolis todo dia

Publicidade

Campus Nilópolis do IFRJ realiza seminário sobre a presença indígena na Baixada Fluminense

O Campus Nilópolis, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), através do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), vai realizar o seminário “Presenças Indígenas na Baixada Fluminense”, de 01 a 04 de agosto, das 17h às 19h, via Google Meet (serviço de comunicação por vídeo do Google). As inscrições podem ser feitas até, às 15h, do dia 01 de agosto pelo link: https://bit.ly/presencasindigenasnabf

O Seminário “Presenças Indígenas na Baixada Fluminense” dá continuidade aos debates da primeira edição realizada em 2020 com o título “Questão Indígena na Baixada Fluminense”.

Trata-se de uma rede de pesquisadores, professores, integrantes de movimentos sociais e representantes indígenas com interesse em promover o debate acerca de temáticas indígenas, seja do ponto de vista acadêmico, seja do ponto de vista político, cultural e social, tendo como eixo integrador a Baixada Fluminense.

O Seminário será realizado de forma remota, através da plataforma Google Meet, entre os dias 01 e 04 de agosto de 2022, de 17h às 19h, e posteriormente ficará disponível na página do Youtube do IFRJ. As inscrições serão feitas por meio de formulário online e o link será enviado 20 minutos antes do evento pelo e-mail cadastrado.

PROGRAMAÇÃO

01 a 04 de agosto, de 17h às 19h, via plataforma Google Meet

01/08

17h – Mesa de Abertura
17h30 Mesa 1 – “200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA E AS ESCRITAS INDÍGENAS DA HISTÓRIA: PASSADO E PRESENTE”
João Paulo Peixoto Costa (IFPI / UEPI)
Carlos Tukano (Aldeia Maracanã / Presidente do Conselho Estadual dos Diretos Indígenas do RJ – CEDIND)
Mediação: Izabel Missagia (PPGCS / UFRRJ)

02/08

17h – Mesa 2 – Sessão Cineclube: Exibição do filme “GUARDIÕES DA MEMÓRIA” [Direção Alberto Álvares. 55min, 2018]
Alberto Álvares
José Bessa Freire (UERJ / Proíndio)
Heraldo HB [Cineclube Mate com Angu)
Mediação: Alexandre Pimentel [IFRJ/ NEABI Nilópolis]

03/08
17h – Mesa 3 – “EDUCAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E DIREITOS EM SALA DE AULA”
Marize Vieira de Oliveira Guarani (Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro/ ISPO – Aldeia Jacutinga)
Silene Orlando Puri (Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro)
Mediação: Thais Silveira (Rede Municipal de Duque de Caxias / ISPO – Aldeia Jacutinga)

04/08

17h – Mesa 4 – “Roda de conversa. A PRESENÇA WARAO NA BAIXADA FLUMINENSE: IMIGRAÇÃO E IDENTIDADE INDÍGENA”
Geronimo Pocaterra Tovar (Cacique Warao Nova Iguaçu)
Taís Gonçalves (Assistente Social e diretora do CREAS Prefeitura de Nova Iguaçu. Articuladora do Grupo de Trabalho responsável pelo acolhimento do povo Warao no município).
Leany Torres (Warao / Venezuela) Co-Fundadora da Primeira Comunidade Warao no Brasil, intérprete e mediadora da Cultura Warao.
Marlise Rosa (Museu Nacional/UFRJ). Pesquisadora dos Warao no Brasil
Mediação: Kelly Russo (UERJ/FEBEF)

Esse seminário é organizado pelos professores Affonso Pereira e Alexandre Pimentel (IFRJ/NEABI/Campus Nilópolis) e contou com a co-realização ativa de: Kelly Russo (UERJ-FEBEF/NEPIIE – Núcleo de Estudos sobre Povos Indígenas, Interculturalidade e Educação), Letícia de Luna Freire (Proíndio/UERJ), Marize Vieira Guarani (Rede Estadual de Educação RJ/Caxias; ISPO Aldeia Jacutinga), Ana Kariri (Coletivo Tuxaua-rede de Saberes Indígenas), Marlucia Santos (Museu Vivo do São Bento), Emerson Guerra e Roberta Arruzzo (Geopovos/IM-UFRRJ/ Nova Iguaçu), Izabel Missagia (PPGCS-UFRRJ/Seropédica), Silene Orlando Puri (educadora) e Thais Silveira (Rede municipal de Duque de Caxias / ISPO Aldeia Jacutinga). Este projeto contou com apoio financeiro da PROEX/IFRJ, através de um edital integrado das Pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Inovação e Extensão, [eixo Extensão].

Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais