Roubo de tampas de ralo prejudica os moradores de Nilópolis

Os moradores de Nilópolis continuam sofrendo com os problemas gerados pelos roubos das tampas dos ralos e tampas dos postos de visita espalhadas por todo o município. As peças vem sendo retiradas por vândalos quase sempre no período da noite colocando em perigo os moradores. A maior consequência com a retirada dos ralos são os enormes buracos que são formados nas vias.
A Prefeitura faz a substituição na medida do possível, mas depende da colaboração da população para combater um crime que prejudica diretamente inúmeras pessoas. Segundo informações da polícia, a infração é cometida por usuários de drogas, principalmente em bairros periféricos e em horários onde é difícil até mesmo para a população identificar os autores.

O roubo só pode ser oficializado com o boletim de ocorrência se o autor for pego em flagrante. A falta das grades provoca a entrada de sujeira na drenagem promovendo o seu entupimento e coloca em risco os motoristas e pedestres. Além disso, o buraco acaba sendo usado para jogar lixo, o que entope a rede de esgoto e causa transtornos a população durante as chuvas.
O roubo de um bem público é crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão e com uma agravante: não é aceito o pagamento de fiança, nem mesmo quando o réu é primário (artigo 155 do Código Civil Brasileiro). E quem compra estas peças, comete crime de receptação de produtos, resultado de furto e pode ser preso com uma pena ainda maior, de três a oito anos, independente de se localizar ou não o autor do furto (artigo 180).
Para denunciar quem rouba ou compra as peças de metal, basta entrar em contato com o telefone (21) 2253-1177. O anonimato é garantido.