O transporte em carros cadastrados nos aplicativos de viagens já é bem comum em Nilópolis. Mas agora as motocicletas também estão presentes nesta modalidade. O aplicativo de transporte Uber já está oferecendo aos moradores de Nilópolis o serviço Uber Moto. O mototáxi por aplicativo possui regras específicas em função do tipo de veículo, uma delas é o uso obrigatório de capacetes.
A opção surgiu como uma alternativa mais barata ao serviço de transporte de carro, com foco em deslocamentos mais curtos e em conectar passageiros a outros transportes – como ao sair do escritório e ir para estações de metrô e rodoviárias, por exemplo.
O Uber Moto funciona de forma semelhante a chamar um carro particular e tudo é feito dentro do mesmo app. Basta selecionar o percurso, conferir estimativa de preço, tempo de deslocamento da viagem e solicitar um motociclista.
De maneira similar a outras modalidades, o Uber Moto também conta com um seguro contra acidentes pessoais para clientes e motoristas. Além disso, os condutores receberão conteúdo educacional sobre segurança nas ruas, para estimular a direção segura e o respeito às leis de trânsito.
Capacete é obrigatório
Sim, quem estiver interessado em se deslocar utilizando a modalidade Uber Moto precisa colocar o capacete (com a viseira fechada ao longo do trajeto) devido a obrigatoriedade do uso estabelecido pelo CTB. Afinal, o item agrega mais segurança para quem o utiliza.
Assim, a Uber recomenda que o usuário que vai solicitar uma moto esteja com seu próprio capacete. Isso porque o piloto que faz as corridas não tem obrigação de estar com um capacete extra para oferecer.
Os motociclistas que quiserem trabalhar com a Uber devem ter CNH com a observação de atividade remunerada, também conhecida pela sigla EAR.
No entanto, alguns pilotos do Uber Moto andam com um capacete reserva. Nesses casos a plataforma de corridas pede para que o item de segurança seja higienizado a cada viagem. Esse pedido é uma forma de medida de prevenção à contaminação da Covid-19. Além do capacete, a máscara também é um item obrigatório.
O serviço de moto surgiu em 2020, em Aracaju (SE), e acaba de ultrapassar a marca de 100 municípios abrangidos.
Em nota à imprensa, a Uber afirma que a modalidade é uma saída mais econômica para os clientes. Isso se deve porque as corridas são mais baratas que o UberX.
“Desde que começamos com as viagens de motocicleta em algumas cidades brasileiras, percebemos que elas passaram a ser utilizadas para, por exemplo, conectar os nossos usuários com modais de transporte, como estações de ônibus, trens e metrô, principalmente para deslocamentos rápidos. É aquilo que no mundo de mobilidade chamamos de last mile”, diz Luciana Ceccato, diretora de marketing da Uber.