O edital do novo concurso da Câmara Municipal de Nilópolis está prestes a ser lançado. A informação, que confirma a realização do certame, foi divulgada pela Folha Dirigida na última quarta-feira (28/12). Clique e Veja a Matéria.
Além disso, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Gestão (IBPG) já criou uma página na internet para tratar do concurso. Acesse: https://ibpg.org/01-2023-camara-municipal-de-nilopolis-rj/
A página que está no ar é a de acompanhamento do candidato. Nela, serão publicados todos os documentos oficiais, bem como resultados, e serão recebidas as inscrições.
Em resposta à Folha Dirigida, a Câmara de Nilópolis informou que a expectativa era divulgar o edital ainda este ano, em 2022. A previsão era de aproximadamente sete dias, que já se esgotaram. Ou seja, o documento pode sair a qualquer momento.
A criação da página da banca é um indício de que as tratativas estão adiantadas e que o documento está iminente. Uma data, no entanto, ainda não foi definida.
Concurso deve ofertar 30 vagas
Ainda segundo a publicação, a previsão é ofertar 30 vagas. Os cargos ainda não foram anunciados. De acordo com a Câmara Municipal, a realização do novo concurso visa atender a uma solicitação do Ministério Público e não tem ligação com o anterior, que foi suspenso e não chegou a ser retomado.
“A Câmara Municipal está atendendo uma solicitação do Ministério Público, preparando um novo concurso para reequilibrar a quantidade de cargos efetivos e comissionados, em consonância com art. 37 da CF”, disse a Casa.
Como fica o último concurso?
No último concurso Câmara de Nilópolis, o desfecho não foi o esperado. No meio do caminho, a seleção foi paralisada pela Justiça – isso em dezembro de 2017 -, logo após o MP ajuizar uma Ação Civil Pública, e a seleção não foi retomada.
A reportagem da Folha Dirigida questionou à Câmara de Nilópolis sobre a situação do concurso anterior, bem como sobre a devolução das taxas, que respondeu:
“O concurso anterior foge da alçada da atual administração desta Casa Legislativa, estando em discussão na Justiça em face das partes responsáveis” disse a Câmara de Nilópolis.
Naquela época, os candidatos não chegaram a realizar as provas, pois a suspensão aconteceu cinco dias antes da aplicação, sendo motivada por irregularidades na contratação da Inesap, a banca organizadora escolhida à época.
O edital publicado visava o preenchimento de 161 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Eram 91 vagas imediatas e 70 para formar um cadastro de reserva. Os salários iniciais das carreiras iam de R$ 2 mil a R$ 2.500, de acordo com o cargo.