A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), deu início ao processo seletivo de um dos cursos mais demandados pela instituição: o de Educação Profissionalizante Cordontec, ministrado no Instituto Le Cordon Bleu em parceria com a Faetec. Desta vez, serão distribuídas 44 bolsas, quatro a mais que em 2021, já para o primeiro semestre letivo de 2023. As inscrições vão até dia 04/12 e devem ser feitas, exclusivamente, pelo site da banca organizadora www.legalleconcursos.com.br.
O concurso contará com duas fases divididas em quatro etapas, todas com critérios classificatório e eliminatório. A primeira fase será a aplicação de uma prova objetiva de Matemática e Português. Nesta etapa, serão chamados até 300 candidatos. E, no segundo momento, apresentação e envio online dos documentos digitalizados.
Já na segunda fase, realizada pela Escola Le Cordon Bleu, contará na primeira etapa com uma apresentação por meio de vídeo gravado em câmera digital e postado pelos 300 aprovados. A segunda etapa será uma entrevista presencial com os 100 candidatos aprovados nas etapas um e dois do certame.
A taxa de inscrição é no valor de R$52,12 e o pagamento será por meio de boleto bancário. No entanto, será disponibilizado formulário de hipossuficiência no site da Legalle para os candidatos que comprovadamente não podem arcar com o valor. Mas, atenção, esse grupo tem até hoje 30/11 para requerer o benefício. Dúvidas e solicitações dos candidatos podem ser enviadas pelo e-mail: contato@legalleconcursos.com.br.
O total de vagas será dividido em duas turmas, que irão estudar de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, na sede do renomado Instituto de gastronomia, situado à Rua da Passagem, número 179, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ.
Para efetivar a inscrição, o candidato deverá cumprir alguns requisitos: precisa ter 18 anos completos até a data da matrícula; possuir identidade e CPF; ter concluído o ensino médio até a data da matrícula; ter renda familiar de até quatro salários mínimos. No caso de solicitação de isenção de taxa de inscrição por hipossuficiência, o candidato deverá comprovar informando no formulário o Número de Identificação Social (NIS). O candidato poderá ter apenas uma única inscrição, a qual estará associada ao seu CPF.
Para o presidente da Faetec, Iranildo Campos, um estado turístico como o Rio de Janeiro vai demandar profissionais qualificados e bem formados.
“Somos um estado vocacionado ao turismo e a gastronomia faz parte dessa engrenagem. Poder oferecer oportunidade como essa é contribuir diretamente para o desenvolvimento de todo o estado, além de realizar o sonho de muitos estudantes que de outra forma não teriam condições de custear um curso tão sofisticado numa das mais renomadas escolas de gastronomia do mundo”, disse Iranildo Campos.
Lembrando que é de inteira responsabilidade do candidato a leitura do edital em sua integralidade, além é claro, acompanhar todas as informações disponíveis sobre sua inscrição, convocação e prova.
Durante a formação, os alunos vão adquirir habilidades e os conhecimentos necessários para que possam desenvolver profissionalmente competências tanto na cozinha quanto na confeitaria.