Dezenas de guardas municipais participaram da capacitação para ‘Ronda Maria da Penha’, na sede da 24ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Nilópolis, no Centro, nesta quinta-feira (1/12). A parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e a Casa da Mulher Nilopolitana rendeu certificado aos profissionais que atuarão na ronda.
Foram abordados temas sobre a importância da criação do serviço, a atuação do Sistema de Justiça Criminal – serviços especializados para a proteção de mulheres e serviços oferecidos na Casa da Mulher Nilopolitana. Além disso, o tema Polícia Militar e a Patrulha Maria da Penha: convênio com o tribunal de justiça e rotinas, atuação da guarda municipal – ronda Maria da Penha.
Delegada há mais de 20 anos e responsável por 14 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, Sandra Ornellas palestrou sobre o histórico da luta das mulheres por direitos, a lei Maria da Penha (11.340/2006) e o feminicídio.
Junto com o prefeito Abraão David Neto (PL), o secretário de Segurança Pública Esmar França trouxe o serviço para o município.
“É muito importante que os guardas que irão fazer parte dessa ronda saibam o básico sobre os direitos das mulheres e como atuarem nestes casos específicos”, explicou França.