Um morador resgatou a tradição de decorar a rua para a Copa do Mundo. Tiago Marcio Neves de Barros, 42, arregaçou as mangas e resolveu, sozinho, fazer uma decoração alusiva ao torneio mundial de futebol na Rua Vereador Francisco Nunes, altura do número 502, em Olinda.
Ele conta que nem mesmo a negativa de alguns vizinhos o desanimou:
“Infelizmente nem todo mundo tem condições de ajudar, além disso, muita gente perdeu o amor pela seleção brasileira, mas isso não me abalou, o meu amor pela seleção é maior e além disso, me deixa muito feliz ver crianças brincando e falando dos meus desenhos”, disse.
O trabalho começou há quatro meses. Mototaxista, “Guinho”, como é popularmente conhecido, conta que todos os dias, quando tinha um tempinho de folga entre as idas e vindas com seus clientes, conseguia fazer os desenhos:
“É gratificante ver o resultado desse trabalho. Todo dia eu fazia um desenho, tá lindo. Tô superfeliz”, concluiu.
E quando fala em trabalho, podem acreditar, é muito trabalho mesmo. Guinho desenhou e fez a pintura dos mascotes das 15 edições do campeonato, realizadas de 1966 até a deste ano. É a chance dos nilopolitanos de rever o Zabivaka, do Mundial da Rússia em 2018, Fuleco, do Mundial do Brasil, em 2014 e Zakumi, da Copa da África do Sul, em 2010, dentre outros.
Abertura oficial da Copa 2022 também reapresentou mascotes
Coincidentemente, a cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2022, realizada no Catar, trouxe de volta os mascotes das edições anteriores.
“Acho que o pessoal que criou a abertura deste ano deve ter se inspirado no meu trabalho”, brinca Tiago.
Além dos mascotes, Tiago desenhou temas alusivos à seleção brasileira e decorou boa parte da rua com as tradicionais fitas.