A Cultura Hip Hop e suas expressões artísticas e culturais como breaking, graffiti, rap, MC e DJ foram oficialmente declaradas Patrimônio Cultural Imaterial de Nilópolis. A Lei Ordinária (6755/2022), de autoria do vereador Leandro Hungria (Solidariedade) que garantiu o reconhecimento foi sancionada pelo prefeito Abraão David Neto (PL), abrindo caminho para ações do poder público de fomento às manifestações culturais, especialmente as rodas culturais.
De acordo com a Lei, compete ao Poder Público assegurar e fomentar a cultura Hip Hop a realização de suas manifestações próprias, sem quais quer regras discriminatórias, nem diferentes das que regem outras manifestações da mesma natureza.
Além disso, a lei dispensa as rodas culturais da prévia autorização do Poder Executivo Municipal, desde que não haja montagem de palcos, arquibancadas e camarotes; a obstrução total de passeios, calçadas ou afins; e não seja realizada em ruas, avenidas, estradas ou quaisquer outras vias utilizadas para o tráfego de veículos.
Leandro Hungria (Solidariedade) destacou a importância da iniciativa.
“O hip hop é uma expressão cultural e artística popular fundamental. A cultura de rua precisa ser valorizada. É ferramenta eficaz de cidadania cultural, resistência, entretenimento e sociabilidade”, destacou o parlamentar, lembrando que o projeto mostra a importância do movimento na cidade.