Nilópolis vai ganhar um novo Teatro Municipal até o final de 2023. Essa é a promessa do prefeito Abraão David Neto, que juntamente do secretário de Cultura, Antônio Carlos da Costa esteve no terreno localizado ao lado do Terminal Rodoviário, onde já está sendo construído o novo equipamento cultural.
“A obra está na fase inicial, com toda a fundação sendo realizada. Agora vamos reerguer o que foi retirado do povo nilopolitano, o nosso teatro municipal, com 364 lugares. E aqui vamos voltar com a antiga biblioteca, também tirada do povo nilopolitano. Queremos restaurar nossa cultura e também nossa educação”, afirmou o prefeito, acrescentando que a benfeitoria leva tempo e não é barata. A previsão de conclusão é de dezembro de 2023.
O trabalho é realizado pela empresa Marenge Engenharia, Construções e Serviços, com orçamento de R$ 10.913.422,46 , de acordo com o processo 6.878/22, em parceria o Governo do Estado. O projeto arquitetônico é das funcionárias da Secretaria Municipal de Obras, as arquitetas Celi Kássica, Bianca Calil e Michelle Silva.
“Servirá de palco para todo tipo de arte e todo tipo de artista, venha ele de onde vier. Arte erudita, teatro, dança, concertos, música popular, erudita, balé. Equipamento único na Baixada que estará a serviço da arte popular, com certeza”, garantiu o secretário de cultura, antônio carlos.
2.594 metros quadrados de área construída
O teatro terá área total construída de 2.594 metros quadrados. Na entrada da sala de espetáculos será construído um foyer (local onde os espectadores vão aguardar o início da apresentação) e poderão lanchar em uma cafeteria. O teatro em si terá 364 lugares e um palco que medirá 98 metros por 70 metros quadrados.
Os artistas vão dispor de três camarins, haverá dois banheiros para o público (feminino e masculino), ambos com uma baia para pessoas com deficiência (pcd) e dois banheiros para funcionários (feminino e masculino), também com uma baia para pcd.
A administração do espaço vai dispor de duas salas para oficina de cenário e uma sala para exposições, além da biblioteca que será realocada no lugar. E um terraço onde o público poderá ficar ao ar livre. Do lado de fora, o público contará com uma praça na frente do prédio, uma área de vivência para aguardar o início das apresentações.