Chegou a vez dos nilopolitanos poderem ver de pertinho um pouco do que a Beija-Flor apresentou na Marquês de Sapucaí no último carnaval.
Neste sábado (04/03), a partir das 20h, a agremiação apresenta na Avenida Mirandela o enredo “Brava Gente! O Grito Dos Excluídos No Bicentenário da Independência”, que garantiu o quarto lugar no Carnaval carioca para a azul-e-branco.
Com um desfile pautado no grito dos excluídos, com alas desfilando como se fossem passeatas, a Beija-Flor mostrou que o tom crítico veio para ficar e ganhou corações e mentes. Apesar da escola ter saído da Passarela do Samba com o público gritando “é campeã” e ter colecionado elogios dos especialistas em samba. No voto do júri oficial, a Beija-Flor ficou em quarto lugar.
Para o desfile em Nilópolis, apenas os carros alegóricos não estarão presentes. É esperada a participação dos grandes ícones da azul-e-branco, como a nova rainha de bateria, Lorena Raíssa, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Selminha Sorriso e Claudinho, além do puxador Neguinho da Beija-Flor.
Esquema de trânsito
Para manter a fluidez o trânsito, a Secretaria Municipal de Transporte preparou um esquema para garantir a tranquilidade dos motoristas.
A Avenida Mirandela terá seu tráfego impedido a partir das 14h para a montagem da estrutura necessária. Os bloqueios serão montados no trecho entre a Praça Benedito Vaz Vieira e a Rua Zezinho. De acordo com a Secretaria de Transporte, os bloqueios serão progressivos, conforme as equipes de montagem forem avançando.
Confira abaixo a lista de vias que terão o trânsito impedido:
Avenida Mirandela – Trecho entre a Praça Benedito Vaz Vieira e a Rua Zezinho;
Ruas João Evangelista de Carvalho, Eliseu de Alvarenga, Pracinha Wallace Paes Leme e João Pessoa – Trecho entre as ruas Pedro Álvares Cabral e Alberto Teixeira da Cunha;
Rua Comandante Joaquim Cardoso e Travessa Ramos – Trecho entre a Avenida Mirandela e a Rua Pedro Álvares Cabral;
Rua Darci Vargas – Trecho entre a Avenida Mirandela e a Rua Serafim São Lobo e;
Ruas Virgílio Rodrigues de Oliveira, José do Patrocínio e Jornalista Hungria – Trecho entre a Avenida Mirandela e a Rua Alberto Teixeira da Cunha.
Além disso, a Avenida Mirandela terá a sua mão invertida, no sentido e trecho da Rua Zezinho para a Rua Getúlio Vargas.
Transportes
Com as mudanças no trânsito, o transporte público também sofrerá alterações. Confira as linhas de ônibus e vans afetadas:
Linhas 431 (Nova Iguaçu x Nilópolis) e 439 (Mesquita x Nilópolis) – Expresso São Francisco: No sentido Nilópolis, os ônibus seguirão pela Rua Pedro Álvares Cabral até retornar ao seu itinerário original. No sentido contrário, os veículos seguem pela Rua Getúlio Vargas até a Rua Alberto Teixeira da Cunha, onde entram na Rua Coronel França Leite até a Rua Pedro Álvares Cabral, onde voltam ao itinerário original.
Linha 478 (Mesquita x Central) – Viação Vera Cruz – No sentido Central, os ônibus seguem pela Rua Pedro Álvares Cabral até a Rua Coronel França Leite, continuando até a Rua Alberto Teixeira da Cunha, onde voltam ao itinerário original. No sentido contrário, seguem pela Rua Alberto Teixeira da Cunha, onde entram na Rua Coronel França Leite até a Rua Pedro Álvares Cabral, onde voltam ao itinerário original.
Linha 001 (Mirandela x Cabral) – Cavalcanti e Cia. Nilopolitana – No sentido Cabral, os ônibus entram na Rua Coronel França Leite até a Rua Pedro Álvares Cabral, onde voltam ao itinerário original. No sentido contrário, os veículos seguem pela Rua Getúlio Vargas até a Rua Alberto Teixeira da Cunha, onde entram na Rua Coronel França Leite, onde voltam ao itinerário original.
Linha 002 (Manoel Reis x Rodoviária) – Cavalcanti e Cia. Nilopolitana – No sentido Rodoviária não haverá alterações no itinerário. No sentido contrário, os veículos seguem pela Rua Getúlio Vargas até a Rua Alberto Teixeira da Cunha, onde voltam ao itinerário original.
Serviços Públicos
Para garantir a segurança e a tranquilidade do evento, a Secretaria Municipal de Segurança Pública terá agentes da Guarda Civil Municipal em pontos estratégicos da Avenida Mirandela, além de rondas com o apoio da Polícia Militar.
Agentes de trânsito estarão atuando nos principais pontos de bloqueio para auxiliar os motoristas. O secretário de Transporte, Ricardo Gallego Jr., pede que os motoristas busquem evitar a região do evento, procurando usar rotas alternativas.
“Vamos estar com nossos agentes posicionados nas principais vias, além de outros fazendo a fiscalização do estacionamento irregular nas ruas do entorno. Pedimos a colaboração de todos para que tudo corra bem”, disse.
Por conta da feira livre montada aos domingos na Avenida Mirandela, a liberação total do tráfego na via só ocorrerá após a desmontagem das barracas.