Os usuários das quatro linhas de ônibus operadas pela empresa Nilopolitana em Nilópolis já estão observando melhorias na operação. A redução no intervalo entre os ônibus e o religamento dos aparelhos de ar condicionado são algumas delas.
Prestes a completar 66 anos em 2023, a Nilopolitana entra em uma nova fase da sua história. Com o objetivo de reduzir custos operacionais e melhorar ainda mais a prestação dos serviços, a empresa se uniu à Transportes Blanco e a UniRio, e desde o início de fevereiro deste ano estão compartilhando a mesma gestão.
De acordo com a diretoria da Nilopolitana, os diversos setores da empresa estão trabalhando em conjunto com os setores já existentes na Transportes Blanco e na UniRio, incluindo a administração, que agora ocupam um único ambiente, reduzindo gastos com energia elétrica, telecomunicações, água e outras despesas.
Ainda segundo a diretoria, a gestão compartilhada entre as empresas não provocou demissões em massa, como foi especulado em algumas páginas da internet:
Nas ruas, os usuários já observam melhorias:
“Notei que os ônibus já estão bem melhores, mais limpos e não demorei muito para embarcar no 429. Toda melhoria é bem vinda, todo mundo sai ganhando”, disse o operador de máquinas, José Filipe, 42.
A vendedora Rosângela Farias, 56, também fez elogios:
“Tá muito bom agora, tem ônibus a toda hora, que diferença mesmo”, disse a usuária da linha 428.
Sede passa a ser em Queimados
Com a nova gestão compartilhada, a garagem de Nilópolis será desativada. Assim a nova sede será na garagem que a empresa já tinha em Queimados e que estava inoperante até então.
“O terreno onde mantínhamos a garagem em Nilópolis não era nosso. Já lá em Queimados o terreno é próprio, ou seja, deixaremos de ter um custo com o aluguel. Iremos dar continuidade a algumas obras e a transferência de todo o maquinário. Enquanto isso estamos usando a garagem da Transportes Blanco”, destacou a diretoria da empresa.
Sobre o terreno da antiga garagem em Nilópolis, ele será devolvido aos proprietários em poucos meses e até o momento não há informações oficiais sobre qual será o destino.
“É uma tendência mundial. As empresas acabam se unindo para fazer um intercâmbio de experiências para encarar de frente seus concorrentes. Isso também está acontecendo nos transportes, ainda mais com a entrada de concorrentes de peso, como a Uber e outros serviços de carros compartilhados. Vejo com bons olhos e acredito que veremos nos próximos anos a Nilopolitana voltar a ser uma das maiores empresas da Baixada Fluminense, assim como a Blanco e a UniRio terão muito a ganhar”, disse o especialista em Mobilidade Urbana, Joaquim Ferreira Lopes.