Servidores ocupantes de cargos comissionados na Câmara Municipal de Nilópolis foram pegos de surpresa com as suas exonerações. Muitos deles chegaram para trabalhar e só souberam que haviam sido dispensados após lerem o Diário Oficial do Município.
A portaria 35/2023, assinada pelo novo presidente da Câmara, José Diamantino Ribeiro (PL), apesar de ter sido publicada apenas nesta sexta-feira (17/02), determinou a exoneração de todos os ocupantes dos cargos de Assessor do Departamento Administrativo, nos níveis I, IV e V; Assessor Técnico Legislativo e Chefia de Gabinete da Câmara retroativo a 15 de fevereiro. Ou seja, os servidores trabalharam no dia 16/02 sem saber que já estavam dispensados.
Os cargos que foram alvo das portarias trabalham nos gabinetes dos vereadores e diretamente no atendimento ao público. Não há informações sobre as razões que levaram às exonerações, mas fontes consultadas informaram se “tratar de uma medida de praxe, comuns quando há mudanças na Mesa Diretora, como ocorreu recentemente”.
Ainda de acordo com as fontes, os vereadores afetados pelas exonerações poderão apresentar ao presidente da Câmara a lista com os servidores que necessitam para atuar em seus gabinetes e conforme determina o Regimento Interno, eles serão nomeados nos cargos disponíveis, “sem que haja prejuízo ao atendimento dos munícipes.