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Águas do Rio e Light são as empresas com mais reclamações registradas no Procon Nilópolis

Em 2022 foram 40 queixas contra a nova concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário, seguidas por 15 contra a Light

Stephany Ferreira by Stephany Ferreira
25 de março de 2023
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Home Centro
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O mês de março é dedicado ao consumidor e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Nilópolis anunciou o ranking de 2022 das empresas que mais receberam reclamações de clientes.

As cinco mais reclamadas foram: Águas do Rio, Light, Claro, Tim e Oi, coincidentemente, todas concessionárias de serviços. Foram 40 queixas contra a nova concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário, seguidas por 15 contra a Light, concessionária de geração, distribuição, comercialização e soluções de energia elétrica e; em seguida, aparecem as concessionárias de telefonia Claro (10), Tim e Oi, ambas com 8 denúncias.

A aposentada Claudete Gomes, moradora do Centro, procurou o Procon Nilópolis pela segunda vez e foi atendida pelo assessor Allan Nicollas.

“Da primeira vez, comprei um vestido que encolheu depois da primeira lavada, com uma semana de uso. A loja não queria me devolver o dinheiro e eles aqui resolveram a questão”, lembrou Claudete.

Ela retornou na terça-feira, dia 14 de março, porque comprou uma bolsa de couro em promoção pela internet e não recebeu o produto.

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” Fiz a compra no dia 3 de fevereiro e a previsão era chegar no final de fevereiro. Ninguém responde minhas mensagens pelo WhatsApp. Gastei R$ 150,00″, reclamou a consumidora, que foi orientada por Nicollas a trazer identidade, CPF, comprovante de residência e documentos referentes à reclamação.

De acordo com o Procon Nilópolis, antes de procurar o órgão, é necessário que o cliente tente resolver a questão de forma amigável, procurando todos os canais de contato disponíveis. Esgotando-se essa possibilidade, o órgão pede que o consumidor reúna toda documentação comprobatória da relação com a empresa.

“Comprovante de pagamento, mensagens trocadas por redes sociais e protocolo de ligações. Tudo isso serve como documentação”, explicou o assessor Allan NicollaS.

O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e o atendimento é realizado no primeiro andar da Prefeitura. Um primeiro contato pode ser feito pelo e-mail [email protected], mas a abertura de processo é sempre presencial.

A Loja comercial da Águas do Rio, em Nilópolis, fica na Rua Professor Alfredo Gonçalves Filgueiras, 475, no Centro. Foto: Divulgação
A Loja comercial da Águas do Rio, em Nilópolis, fica na Rua Professor Alfredo Gonçalves Filgueiras, 475, no Centro. Foto: Divulgação

A empresa reclamada tem um prazo para apresentar resposta e regularizar as pendências. Caso não responda, é marcada uma audiência de conciliação. Se a instituição não se pronunciar, o Procon encaminha a solicitação para o Juizado Especial, no Fórum da Comarca de Nilópolis. E a empresa ainda pode ser multada pelo município.

A sede do Procon Nilópolis fica no andar térreo da Prefeitura de Nilópolis, localizado no Paço Municipal Prefeito Farid Abrão, na rua Pedro Álvares Cabral, nº 305, no Centro.

Com Informações da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura




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