O mês de março é dedicado ao consumidor e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Nilópolis anunciou o ranking de 2022 das empresas que mais receberam reclamações de clientes.
As cinco mais reclamadas foram: Águas do Rio, Light, Claro, Tim e Oi, coincidentemente, todas concessionárias de serviços. Foram 40 queixas contra a nova concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário, seguidas por 15 contra a Light, concessionária de geração, distribuição, comercialização e soluções de energia elétrica e; em seguida, aparecem as concessionárias de telefonia Claro (10), Tim e Oi, ambas com 8 denúncias.
A aposentada Claudete Gomes, moradora do Centro, procurou o Procon Nilópolis pela segunda vez e foi atendida pelo assessor Allan Nicollas.
“Da primeira vez, comprei um vestido que encolheu depois da primeira lavada, com uma semana de uso. A loja não queria me devolver o dinheiro e eles aqui resolveram a questão”, lembrou Claudete.
Ela retornou na terça-feira, dia 14 de março, porque comprou uma bolsa de couro em promoção pela internet e não recebeu o produto.
” Fiz a compra no dia 3 de fevereiro e a previsão era chegar no final de fevereiro. Ninguém responde minhas mensagens pelo WhatsApp. Gastei R$ 150,00″, reclamou a consumidora, que foi orientada por Nicollas a trazer identidade, CPF, comprovante de residência e documentos referentes à reclamação.
De acordo com o Procon Nilópolis, antes de procurar o órgão, é necessário que o cliente tente resolver a questão de forma amigável, procurando todos os canais de contato disponíveis. Esgotando-se essa possibilidade, o órgão pede que o consumidor reúna toda documentação comprobatória da relação com a empresa.
“Comprovante de pagamento, mensagens trocadas por redes sociais e protocolo de ligações. Tudo isso serve como documentação”, explicou o assessor Allan NicollaS.
O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e o atendimento é realizado no primeiro andar da Prefeitura. Um primeiro contato pode ser feito pelo e-mail procon@nilopolis.rj.gov.br, mas a abertura de processo é sempre presencial.
A empresa reclamada tem um prazo para apresentar resposta e regularizar as pendências. Caso não responda, é marcada uma audiência de conciliação. Se a instituição não se pronunciar, o Procon encaminha a solicitação para o Juizado Especial, no Fórum da Comarca de Nilópolis. E a empresa ainda pode ser multada pelo município.
A sede do Procon Nilópolis fica no andar térreo da Prefeitura de Nilópolis, localizado no Paço Municipal Prefeito Farid Abrão, na rua Pedro Álvares Cabral, nº 305, no Centro.